Logo O POVO+
Gabriela Custódio: É preciso conhecer para poder agir
Farol

Gabriela Custódio: É preciso conhecer para poder agir

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Na última terça-feira, 9, a plataforma do Ministério da Saúde com foco nas informações oficiais sobre a Covid-19 no País voltou a mostrar o acumulado de casos e de óbitos em decorrência do novo coronavírus. Por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF), o Governo Federal disponibilizou novamente informações que sequer deveriam ter sido retiradas.

Desde 3 de abril, a Open Knowledge Brasil (OKBR) acompanha a transparência dos estados e da União. Nessa data, a instituição lançou o Índice de Transparência da Covid-19, com atualização semanal e publicação de avanços e/ou retrocessos nesse quesito. A oscilação do Governo Federal consta no boletim da última sexta-feira, 12. Se os dados não tivessem voltado para a plataforma, a União estaria com nível de transparência inferior ao que tinha no início do monitoramento.

Em resposta à retirada das informações, surgiram projetos para coletar as informações de cada estado. O Brasil.io, que disponibiliza dados de interesse público de forma acessível, realiza esse trabalho desde março. Publicar dados sobre a pandemia não é questão de vontade ou não do Governo. Tampouco a exigência por eles é capricho da imprensa.

Ter informação é essencial tanto para gestores — que precisam conhecer a real situação para agir de forma mais assertiva — quanto para pesquisadores e para a sociedade. Além disso, a falta de transparência fere a credibilidade do Governo e do País como um todo. Sem informação, todos ficam no escuro.

 

O que você achou desse conteúdo?