Logo O POVO+
Como lavar dinheiro de um jeito sórdido
Farol

Como lavar dinheiro de um jeito sórdido

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Chico Rodrigues foi alvo de da Polícia Federal em outubro de 2020, tendo sido flagrado escondendo dinheiro na cueca; à época, ele era vice-líder do governo no Senado (Foto:  Jane de Araújo/Agência Senado)
Foto: Jane de Araújo/Agência Senado Chico Rodrigues foi alvo de da Polícia Federal em outubro de 2020, tendo sido flagrado escondendo dinheiro na cueca; à época, ele era vice-líder do governo no Senado

No último dia 7 de outubro, o presidente da República Jair Bolsonaro achou que estava deixando milhões de corações brasileiros tranquilos ao dizer: "Eu não quero acabar com a Lava Jato. Eu acabei com a Lava Jato, porque não tem mais corrupção no governo". Bastou uma semana para as coisas se mostrarem (aos que acreditaram nele) que não são bem assim como o presidente quer fazer crer.

Então vice-líder do governo no Senado, Chico Rodrigues (DEM-RR) foi alvo na última quarta-feira, 14, de operação da PF que investiga desvio de recursos destinados ao combate à Covid-19. Talvez no susto, o parlamentar - representante do governo que se diz livre de corrupção - achou que seria uma boa ideia acomodar R$ 33 mil dentro da cueca, entre as nádegas. Em português mais claro, ele enfiou o dinheiro na bunda.

Por mais galhofas que um caso como esse é capaz de gerar, nenhuma palavra representa melhor a situação do que sordidez. As sujeiras desse episódio são elemento central de uma quase chanchada de gosto humorístico duvidoso. A literal, de uma asquerosa falta de higiene. E a simbólica, de tentar esconder da investigação dinheiro supostamente desviado do combate à pandemia.

Apenas dois dados que deixam a situação ainda pior. Roraima, estado que Chico Rodrigues representa, tem proporcionalmente o maior número de casos de Covid-19 no Brasil, com 8.869 registros para cada 100 mil habitantes (três vezes mais que o Ceará). Além disso, o estado do Norte é o terceiro em óbitos proporcionais, com 112 mortes pelo coronavírus para cada 100 mil habitantes.

 

 Ouça o podcast Recorte:

O que você achou desse conteúdo?