Logo O POVO+
Camilo empossa Hidelbrando dos Santos Soares como novo reitor da Uece
Farol

Camilo empossa Hidelbrando dos Santos Soares como novo reitor da Uece

Hidelbrando e o vice-reitor nomeado, Dárcio Ítalo, passaram por consulta prévia realizada com a comunidade universitária e obtiveram o maior número de votos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
 Nomeação ocorreu no Palácio da Abolição (Foto: Reprodução/Twitter)
Foto: Reprodução/Twitter  Nomeação ocorreu no Palácio da Abolição

O professor Hidelbrando dos Santos Soares foi nomeado nesta quarta-feira, 13, como novo reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece) pelos próximos quatro anos. Nomeação foi assinada pelo governador Camilo Santana (PT) no Gabinete do Palácio da Abolição. Estiveram presentes no momento o vice-reitor nomeado, Dárcio Ítalo Teixeira, e o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Inácio Arruda.

Cerimônia de transmissão de cargo será realizada nesta sexta-feira, 15, a partir das 16 horas, na Sala dos Órgãos de Deliberação Coletiva (SODC) no campus Itaperi da Uece e será transmitida ao vivo pelo Facebook da instituição. O reitor oficial anteriormente era José Jackson Coelho Sampaio. Atualmente, estava no comando da reitoria a interina Josete de Oliveira.

"A Universidade Estadual do Ceará é um grande patrimônio do povo cearense. Sua missão precípua é servir a esse povo, contribuindo para o desenvolvimento de nosso Estado, com inclusão e justiça social. Nossa tarefa na gestão universitária é garantir a realização dessa função social e pública de nossa Universidade", pontuou o novo reitor durante a assinatura da nomeação nesta quarta.

Hidelbrando e Dárcio passaram por consulta prévia realizada com a comunidade universitária e obtiveram o maior número de votos na eleição, totalizando um percentual global de 32,58%.

Perfil dos nomeados

Hidelbrando Soares foi vice-reitor da Uece entre 2012 e 2020. Ele é formado em Geografia pela instituição, especialista em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestre pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É professor adjunto da Uece, com experiência na área de Geografia Humana. Também por oito anos consecutivos, 2004 a 2012, como Diretor da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam/Uece).

O vice-reitor nomeado, Dárcio Ítalo Teixeira, é graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestre e doutor em Ciências Veterinárias pela Uece e possui pós-doutorado em Biotecnologia pela Universidade de Buenos Aires. Atualmente dirige o Hospital Veterinário Prof. Sylvio Barbosa Cardoso da Uece e é vice-diretor da Faculdade de Veterinária, sendo ainda professor associado.

 

O que você achou desse conteúdo?