Logo O POVO+
Polícia realiza operação "Apostos" contra homicídios e roubos em Fortaleza
Farol

Polícia realiza operação "Apostos" contra homicídios e roubos em Fortaleza

Nona edição do trabalho coordenado pela secretaria teve patrulhamentos e blitze realizadas na Aldeota, Cais do Porto, Meireles, Mucuripe, Praia de Iracema, Varjota e Vicente Pinzon. O foco foi a prevenção e repressão de crimes violentos letais intencionais e crimes violentos contra o patrimônio
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FORTALEZA, CE, BRASIL, 15.01.2021: A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) realiza, nesta sexta-feira (15), mais uma edição da Operação Apostos, em Fortaleza. A ideia é reprimir os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e Contra o Patrimônio (CVP). Bairros como Aldeota, Cais do Porto, Meireles, Mucuripe, Praia de Iracema, Varjota e Vicente Pinzón,  inseridos na Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1), serão alvos da ofensiva. (Foto: Aurélio Alves)
Foto: Aurélio Alves FORTALEZA, CE, BRASIL, 15.01.2021: A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) realiza, nesta sexta-feira (15), mais uma edição da Operação Apostos, em Fortaleza. A ideia é reprimir os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e Contra o Patrimônio (CVP). Bairros como Aldeota, Cais do Porto, Meireles, Mucuripe, Praia de Iracema, Varjota e Vicente Pinzón, inseridos na Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1), serão alvos da ofensiva.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) deu início na tarde de sexta-feira, 15, a mais uma etapa da Operação Apostos (sigla para Abordagens Policiais e Saturações Territoriais Ostensivas), que têm como foco reprimir os crimes violentos letais intencionais, como os homicídios, e os crimes violentos contra o patrimônio (roubo).

Os pontos estratégicos que foram percorridos pelas equipes até o final da noite foram os inseridos na Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1), que compreende bairros como Aldeota, Cais do Porto, Meireles, Mucuripe, Praia de Iracema, Varjota e Vicente Pinzón.

Participaram da operação homens e mulheres das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Guarda Municipal, Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran) e policiais penais da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), para analisar a situação das pessoas que são monitoradas por tornozeleira eletrônica. As ações também são acompanhadas por meio do patrulhamento aéreo de uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS.

“Importante destacar que essa é uma operação permanente e itinerante. Os locais, dias da semana e horários em que elas se realizam são definidos através das chamadas manchas criminais, que são estudos que a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública, aqui da Secretaria, vem desenvolvendo. Apontando, assim, os locais onde se devem intensificar a atuação do sistema de segurança pública como um todo”, destacou Sandro Caron, secretário da SSPDS.

“É por meio desses estudos que são indicados os dias e horários nos quais a ocorrência de certos crimes é maior. Por isso que a ação de hoje foi planejada para esse dia e horário. Já estamos na nona edição e a operação deve seguir”, explicou Socorro Portela, coordenadora Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS.

LEIA TAMBÉM | SSPDS realiza operação "Apostos" no Bonsucesso e Vila Pery

+ Três pessoas são presas e 114 veículos autuados em operação policial na Granja Portugal e Bom Jardim

O POVO acompanhou uma blitz montada pela operação na rua Tavares Coutinho com Coronel Manoel Jesuíno, na Varjota. O Detran apreendeu apreendeu motos e carros com licenciamento atrasado e outras irregularidades. Já as Polícias Militar e Rodoviária Estadual abordaram motoristas e passageiros para revistas pessoais.

O microempreendedor Neilson Azevedo, 41, teve a moto parada na blitz e se disse satisfeito com a operação: “Eu, como trabalhador, me sinto mais seguro com esse tipo de ação, já que está havendo muito roubo nas ruas, principalmente de moto, que é veículo que uso para me deslocar diariamente. O importante é oferecer um pouco mais de segurança para a população, para a gente andar na rua com um pouco menos de medo de ser roubado”, disse.

Clique na imagem para abrir a galeria

O que você achou desse conteúdo?