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Ford: da decisão mundial ao risco de desemprego em Horizonte
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Ford: da decisão mundial ao risco de desemprego em Horizonte

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Indústria Na segunda-feira, 11, a Ford surpreendeu o mercado nacional com o anúncio do encerramento de suas fábricas no Brasil. A montadora comunicou o fim da produção nas unidades de Camaçari (BA), Taubaté (SP) e da Troller (Horizonte, CE) durante o ano de 2021, ficando apenas a sede administrativa da América do Sul, o Centro de Desenvolvimento de Produto e o Campo de Provas de Tatuí, no interior paulista. Cerca de cinco mil empregos colocados em jogo.

A partir daí vieram todas as especulações dos motivos para a saída da montadora que fez história no Brasil ao longo de 113 anos. Por um lado a crise interna agravada pela pandemia da Covid-19 e o pouco apoio ou não do governo brasileiro à indústria automobilística e por outro, decisões mundiais da marca por investir mais em veículos elétricos e em utilitários leves.

Questões empresarias e governamentais à parte, a decisão acabou também por entristecer a população de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza. Os 470 funcionários da planta na cidade foram informados do fim da empresa anunciado para o final de 2021 como todas as demais pessoas: pela imprensa. O símbolo de bom local para trabalhar, com vários benefícios acima da média e até suportes à saúde e à educação do município, caiu por terra.

O esforço agora é por ver quem poderia assumir a produção da marca Troller, com fábrica inaugurada em 1997, e, assim, manter viva a presença da indústria automobilística no Estado.

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