Logo O POVO+
Primeira infância na pandemia: seminário discute desafios e caminhos
Farol

Primeira infância na pandemia: seminário discute desafios e caminhos

Especialistas no tema debaterão o estado físico e emocional de crianças de até 6 anos em tempos de isolamento social
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Estresse tóxico provocado pela pandemia de coronavírus aumenta a ansiedade das crianças (Foto: Unplash)
Foto: Unplash Estresse tóxico provocado pela pandemia de coronavírus aumenta a ansiedade das crianças

Investir no desenvolvimento da primeira infância é um dos desafios de toda sociedade que pretende ser próspera e saudável. É nesse período que relações e vínculos afetivos se estabelecem mais fortemente. Para discutir os impactos da pandemia provocada pela Covid-19 nas crianças com até 6 anos de idade, O POVO lança o projeto “Primeira Infância em pauta: os desafios para o desenvolvimento saudável em épocas de pandemia”.

A fim de debater o assunto, O POVO promoverá, no próximo dia 26, um seminário digital sobre a questão, com especialistas que tratarão do tema em três painéis. O webinar ocorrerá a partir das 18 horas e será aberto ao público, que deve fazer inscrição prévia. A jornalista Daniela Nogueira será a mediadora. Educadores, professores, gestores públicos e demais profissionais que trabalham com o tema, além de mães e pais, são convidados a participar.

O painel 1, com o tema “Cuidados parentais em época de pandemia”, terá como palestrante a psicóloga Elisa Raquel Altafim. O tópico do painel 2 será “Múltiplas faces do estresse causado pelo isolamento e suas consequências no desenvolvimento infantil” e a palestrante será a professora Maria Beatriz Martins Linhares. O painel que encerrará o webinar abordará “Pandemia e os impactos sobre educação na primeira infância” e a professora Beatriz Abuchaim será a palestrante.

A ideia é discutir os efeitos da pandemia na saúde física e emocional das crianças que estão na primeira infância. Além disso, o projeto visa apresentar caminhos para minimizar efeitos negativos do isolamento social.

Projeto

Além do seminário virtual, o assunto será discutido em matérias no O POVO Online. Uma websérie com quatro 4 webdocs, desenvolvidos para as redes sociais, também abordará a primeira infância na pandemia, sensibilizando o público para a importância do cuidado com as crianças neste período.

O projeto “Primeira Infância em pauta: os desafios para o desenvolvimento saudável em épocas de pandemia” tem a coordenação geral de Valéria Xavier. O Governo do Estado do Ceará apoia a iniciativa.

SERVIÇO

Webinar “Primeira Infância em pauta: os desafios para o desenvolvimento saudável em épocas de pandemia”

Quando:  sexta-feira, 26 de fevereiro
Horário: das 18h às 21h
Transmissão: pelo Facebook do O POVO Online e pela plataforma Zoom
Mais informações e inscrições pelo site: especiais.opovo.com.br/primeirainfancia

O que você achou desse conteúdo?