Logo O POVO+
Queiroga tem posse reservada no Planalto
Farol

Queiroga tem posse reservada no Planalto

Anúncio de substituição do comando da pasta foi feito na semana passada por Bolsonaro
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
O médico cardiologista Marcelo Queiroga e atual ministro da Saúde. (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil O médico cardiologista Marcelo Queiroga e atual ministro da Saúde.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deu posse ontem ao cardiologista Marcelo Queiroga como novo ministro da Saúde - o quarto a ocupar o cargo em seu governo. A oficialização da troca ocorreu em cerimônia reservada no gabinete do presidente e a nomeação foi publicada à tarde em edição extra do DOU. Queiroga foi anunciado como novo chefe da pasta na segunda-feira, 15, no lugar do general Eduardo Pazuello, desgastado após a explosão de casos e mortes por covid-19 no País. O agora ex-ministro responde a um inquérito no Supremo Tribunal Federal por suposta omissão do ministério no colapso registrado no Amazonas no início do ano, quando pacientes da doença morreram asfixiados por falta de oxigênio.

 A posse de Queiroga ainda estava travada porque antes era preciso que ele se desvinculasse da sociedade de empresas das quais é sócio na Paraíba, seu Estado.

Além da ligação de Queiroga com as empresas, o destino de Pazuello também travava a mudança: uma das possibilidades é que ele assuma a Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), que deve sair da Economia para a Secretaria-Geral da Presidência. Queiroga disse semana passada que ‘dará continuidade’ ao trabalho executado na pasta.

O que você achou desse conteúdo?