Logo O POVO+
Bolsonaro e Lula seguem em empate técnico para 1º turno de 2022, indica pesquisa
Farol

Bolsonaro e Lula seguem em empate técnico para 1º turno de 2022, indica pesquisa

Pela primeira vez, Ciro Gomes (PDT) se consolida como terceiro candidato mais cotado, com 10% das intenções de voto. No segundo turno, Lula ganha todas as disputas e Bolsonaro perde ou empata em todos os cenários
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Bolsonaro e Lula são os principais candidatos na disputa pela presidência da República (Foto: Bolsonaro: Agência Brasil / Lula: MIGUEL SCHINCARIOL / AFP)
Foto: Bolsonaro: Agência Brasil / Lula: MIGUEL SCHINCARIOL / AFP Bolsonaro e Lula são os principais candidatos na disputa pela presidência da República

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Lula (PT) seguem em empate técnico para o primeiro turno das eleições de 2022, conforme mostra o resultado da pesquisa do PoderData, do portal Poder 360, realizada entre os dias 7 e 9 de junho com 2.500 entrevistas. Bolsonaro fica com 33% no levantamento atual, enquanto o petista registra 31%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Em relação à pesquisa anterior, realizada há 15 dias, o percentual dos dois oscilou dentro da margem de erro. Já Ciro Gomes (PDT), teve alta de quatro pontos percentuais em relação à última consulta e se consolidou no terceiro lugar, com 10%. De acordo com o instituto, essa é a primeira vez que um candidato se destaca entre os demais na disputa pela terceira posição. Na sequência, seguem Luciano Huck e Luiz Henrique Mandetta, ambos com 4%.

Para o segundo turno, o levantamento aponta uma tendência de queda na vantagem do petista se comparado a pesquisas anteriores do mesmo instituto. Atualmente, Lula aparece com 48% das intenções de voto contra 37% de Bolsonaro (11 pontos percentuais de diferença). Em abril, a vantagem era ainda maior, (18 pontos percentuais) quando o petista registrava 52% e Bolsonaro tinha 34%. Ou seja, o levantamento mais recente mostra que nos últimos dois meses houve uma redução de sete pontos percentuais na distância entre os presidenciáveis.

Em contrapartida, candidatos da chamada "3ª via" registraram melhora de desempenho em eventual segundo turno contra Bolsonaro. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que aparecia tecnicamente empatado com Bolsonaro em maio, subiu seis pontos e registra 44% das intenções de voto contra, 36% do atual líder do Planalto. Já o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), cresceu sete pontos em relação à pesquisa de maio e empatou com Bolsonaro, ambos com 39%.

No segundo turno, a pesquisa aponta que o atual ocupante do Executivo federal perde todos os embates, exceto com João Dória (PSDB), com quem empata. Lula, por sua vez, ganha todas as disputas, sendo com Ciro Gomes a menos disputada: 44% a 22% para o petista.

O que você achou desse conteúdo?