Logo O POVO+
Interno do sistema prisional do Cariri se forma e recebe diploma do ensino superior
Farol

Interno do sistema prisional do Cariri se forma e recebe diploma do ensino superior

Outros 12 internos também são alunos de cursos de nível superior a distância
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Além de Kayo, outros 12 internos da unidade estão cadastrados em aulas no ensino superior  (Foto: Divulgação/SAP)
Foto: Divulgação/SAP Além de Kayo, outros 12 internos da unidade estão cadastrados em aulas no ensino superior

Kayo Hamon, de 31 anos, realizou o sonho de muitos jovens. Vestiu a beca e recebeu o diploma. Agora formado em Gestão Comercial pela Faculdade Educacional (FAEL), o interno da Penitenciária Industrial do Cariri sonha em deixar a prisão sendo uma nova pessoa. Após dois anos de estudo, ele concluiu o ensino superior e se tornou o primeiro preso da atual gestão da Secretária de Administração Penitenciária (SAP) a se formar em um curso à distância durante cumprimento de pena no regime fechado.

A cerimônia de colação contou com a presença de representantes da universidade e foi realizada na unidade prisional onde ele cumpre pena. Kayo Hamon conseguiu a vaga com a aprovação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL).

LEIA MAIS: Cinco policiais penais, seis presos e colaboradores do sistema prisional morreram de Covid-19 no Ceará

Além de Kayo, outros 12 alunos também fazem cursos de nível superior à distância na mesma unidade do interno. As aulas são de segunda a sexta, 3 horas por dia, em uma sala da unidade. Os módulos são virtuais e monitorados pelo setor de educação.

“Meu principal objetivo é sair daqui como cidadão e dar um futuro digno à minha família. Que meu exemplo sirva de espelho para meus colegas, porque apesar dos nossos erros, com esforço e dedicação podemos nos reerguer e mudar de vida”, afirma o interno por meio da secretária.

O coordenador de educação da SAP, Rodrigo Moraes, explica que a formatura do interno é parte de um trabalho focado na escolarização dentro das unidades. “A SAP celebra a conquista desse interno por que ele poderá retornar ao convívio social, com seus estudos concluídos, com uma capacitação profissional que ele recebeu dentro do sistema prisional e agora com uma graduação", pontua.

Outros níveis

 

Outros internos também estão matriculados em aulas regulares nos ensinos de alfabetização, ensino fundamental e médio nas unidades prisionais. Segundo a SAP, o número é de 3.450 internos com acesso garantido, por meio da Coordenadoria de Educação da Secretaria da Administração Penitenciária.

O acesso é uma parceria entre SAP e Secretária de Educação (Seduc).Enquanto a Seduc disponibiliza professores e material didático, a SAP dá suporte na segurança, logística e apoio necessários aos educadores.

O que você achou desse conteúdo?