Logo O POVO+
Mensagem de apoio cobrem insultos racistas em mural com foto do jogador inglês Marcus Rashford
Farol

Mensagem de apoio cobrem insultos racistas em mural com foto do jogador inglês Marcus Rashford

Vários insultos racistas foram escritos sobre o mural, depois que Rashford perdeu uma cobrança de pênalti, junto com Jadon Sancho e Bukayo Saka, na derrota da Inglaterra
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Manifestantes anti-racismo se protestam por meio de um mural do atacante inglês Marcus Rashford depois que ele foi desfigurado em 13 de julho de 2021 em Manchester, noroeste da Inglaterra. - O mural foi vandalizado em 12 de julho, depois que a seleção inglesa de futebol perdeu a final do UEFA Euro 2020. (Foto de Lindsey Parnaby / AFP) (Foto: Lindsey Parnaby / AFP)
Foto: Lindsey Parnaby / AFP Manifestantes anti-racismo se protestam por meio de um mural do atacante inglês Marcus Rashford depois que ele foi desfigurado em 13 de julho de 2021 em Manchester, noroeste da Inglaterra. - O mural foi vandalizado em 12 de julho, depois que a seleção inglesa de futebol perdeu a final do UEFA Euro 2020. (Foto de Lindsey Parnaby / AFP)

Centenas de corações, mensagens de "nós te amamos", de "herói" e de "vermelho ou azul, Manchester te ama" (que lembra a rivalidade entre o vermelho Manchester United e o azul Manchester City) recobriram o mural em em Withington, Manchester, feito em homenagem ao jogador inglês Marcus Rashford. A arte foi desfigurada após a derrota da Inglaterra para a Itália na final do Euro 2020. Vários insultos racistas foram escritos sobre o mural, depois que Rashford perdeu uma cobrança, junto com Jadon Sancho e Bukayo Saka, na derrota por pênaltis por 3-2. Os três, jogadores negros, têm sido alvos de racismo por parte da torcida.

A resposta veio em forma de suporte, apoio e uma manifestação antirracista, com cartazes que reforçam que vidas negras importa. Em texto nas redes sociais em que diz que sente como se tivesse decepcionado os companheiros de equipe e a todos, Rashford falou sobre as mensagens de apoio. "As mensagens que recebi hoje foram positivamente impressionantes e ver a resposta em Withington me deixou à beira das lágrimas. As comunidades que sempre envolveram seus braços em volta de mim continuam a me sustentar. Sou Marcus Rashford, 23 anos, negro de Withington and Wythenshawe, South Manchester. Se não tenho mais nada, tenho isso", pontuou.

Em outra parte do pronunciamento, o jogador falou que aceita "receber críticas" pelo "desempenho o dia todo". "Meu pênalti não foi bom o suficiente, deveria ter entrado, mas nunca vou me desculpar por quem sou e de onde vim".

O artista de rua Akse, que criou o retrato, já reparou os danos, mas ainda não foi decidido o que acontecerá com as mensagens de apoio. O co-fundador de Withington Walls, Ed Wellard, que encomendou a obra de arte, disse, em reportagem da BBC, que os responsáveis pelo vandalismo deveriam ser educados em vez de punidos. Ele afirmou que espera que "algo de positivo possa resultar disso", já que as pessoas agora estão "falando sobre a questão do racismo neste país".

O que você achou desse conteúdo?