Logo O POVO+
Ceará apresenta maior alta do consumo das classes C e D no Nordeste
Farol

Ceará apresenta maior alta do consumo das classes C e D no Nordeste

Os dados são da pesquisa Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Grupo Santander
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
SEGMENTO que mais evoluiu no CE foi de companhias aéreas (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves SEGMENTO que mais evoluiu no CE foi de companhias aéreas

Após dois meses negativos no consumo das classes C e D, o Ceará fechou julho com maior alta entre os três estados do Nordeste e acima da elevação nacional, que foi de 5%.

É o que aponta a pesquisa Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Grupo Santander. O levantamento mostra crescimento de 10% no mês, contra 7% de Pernambuco e 3% da Bahia.

Em junho, os estados tinham encerrado, respectivamente, com retração de 3%, 1% e 1%, ante maio. 

Segundo a pesquisa, os segmentos que mais evoluíram no Ceará e que apontam a retomada da economia foram: companhias aéreas (47%), rede online (26%), serviços (25%), automóveis e veículos (19%), hotéis e motéis (19%), transporte (15%) e lojas de Roupas (12%).

Entretanto, caíram os gastos com lojas de artigos diversos (-10%), diversão e entretenimento (-3%) e drogaria e farmácia (-1%).

No Brasil, quase todas as regiões registraram crescimento, mas as que impulsionaram o resultado total foram Norte e Nordeste, com aumento de 23,5% e 8,5%, respectivamente.

O Sul avançou 7,7%, enquanto o Sudeste, 3,5%. Já o Centro-Oeste teve leve queda de 0,5%. O levantamento é realizado mensalmente e busca traçar o perfil de consumo das classes C e D.

Os setores que mostraram recuperação mais significativa no consumo foram rede online (8%), transportes (7%), restaurantes (6%), supermercado (5%), prestadores de serviços (5%) e combustível (5%). Na outra ponta, os gastos que mais caíram foram com diversão e entretenimento (-8%).

O levantamento mostra também que o principal gasto no orçamento ainda é em supermercados (35%), seguindo de restaurantes (12%) e lojas de artigos diversos (11%), com uma pequena variação entre os meses de junho e julho.

 Em julho, 82% dos gastos totais foram feitos presencialmente, o que representa um ponto percentual a mais em comparação a junho. Observa-se, por exemplo, crescimento de 4% nos gastos em restaurantes e de 22% em diversão e entretenimento. 

Em relação ao ticket médio, houve aumento significativo nos setores rede Online (9%), transporte (5%), prestadores de serviços (3%) e combustível (2%).

Na avaliação da executiva, a inflação dos últimos meses, acima da meta, tem contribuído para esse aumento do ticket médio em alguns itens. “É cada vez mais fundamental o aprimoramento e crescimento da educação financeira também nas classes sociais C e D”, explica.

Na avaliação de Luciana Godoy, CEO da Superdigital no Brasil, os números de julho consolidam a recuperação no consumo destas classes sociais, dado o histórico dos últimos dois meses.

“Tivemos uma leve queda em junho em decorrência de um alto crescimento em maio, principalmente, por conta do Dia das Mães. A tendência é que o segundo semestre mostre uma recuperação mais robusta à medida que a vacinação contra Covid-19 avance e setores da economia que ainda sofreram bastante no primeiro semestre comecem a se recuperar”, diz.

O que você achou desse conteúdo?