O cardeal José Freire Falcão, 95 anos, cearense, morreu na noite do último domingo, 26, de Covid-19. Arcebispo aposentado de Brasília (DF), ele estava internado desde o dia 17 de setembro, após ter testado positivo para Covid-19. A informação foi divulgada ontem, 27, no site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O clérigo, natural do município de Ererê, no Ceará, completaria 96 anos em 23 de outubro. Ele teve uma piora em seu estado de saúde na madrugada do dia 24, apresentando complicações respiratórias, renais e sendo entubado. O cardeal estava internado no hospital Santa Lúcia, no DF.
De acordo com a CNBB, desde o início da pandemia, 20 cardeais foram infectados em todo o mundo. O cardeal Freire seria o segundo cardeal brasileiro contaminado pelo vírus. O primeiro foi o cardeal dom Eusébio Oscar Scheid, que faleceu em janeiro de 2021.
A arquidiocese de Brasília ainda não divulgou informações sobre o velório. Em nota, a CNBB manifestou suas condolências aos familiares e amigos.
José Freire Falcão ingressou, em 1938, no seminário da Prainha, em Fortaleza, ordenando-se padre na cidade de Limoeiro do Norte, em 1949. Foi professor de Física, Matemática, vigário cooperador, diretor artístico de rádio, bispo-coadjutor de Limoeiro do Norte e arcebispo de Teresina (PI). Em maio de 1988 foi nomeado cardeal pelo Papa João Paulo II e em 2004, aos 75 anos, deixou o comando da arquidiocese de Brasília. (Euziane Bastos, especial para O POVO)