Logo O POVO+
Os 90 anos da estátua do Cristo Redentor
Farol

Os 90 anos da estátua do Cristo Redentor

| SÍMBOLO DO BRASIL | A imagem mais famosa do país faz aniversário hoje
Edição Impressa
Tipo Notícia
(ARQUIVOS) Foto de arquivo tirada em 15 de agosto de 2020, de uma visão drone da estátua do Cristo Redentor durante o dia de reabertura de atrações turísticas, no Rio de Janeiro, Brasil, em meio à nova pandemia de coronavírus COVID-19. - Uma fonte consular francesa anunciou que dois jovens franceses foram presos na terça-feira, 24 de agosto, após pernoitarem empoleirados na estátua do Cristo Redentor. (Foto: FABIO MOTTA / AFP) (Foto: FABIO MOTTA / AFP)
Foto: FABIO MOTTA / AFP (ARQUIVOS) Foto de arquivo tirada em 15 de agosto de 2020, de uma visão drone da estátua do Cristo Redentor durante o dia de reabertura de atrações turísticas, no Rio de Janeiro, Brasil, em meio à nova pandemia de coronavírus COVID-19. - Uma fonte consular francesa anunciou que dois jovens franceses foram presos na terça-feira, 24 de agosto, após pernoitarem empoleirados na estátua do Cristo Redentor. (Foto: FABIO MOTTA / AFP)

Um dos principais símbolos do País, o Cristo Redentor completa 90 anos hoje, sob a expectativa de recuperar seu tradicional fluxo de visitantes. Erguido a mais de 700 metros de altura em meio de uma floresta urbana, eleito uma das sete maravilhas do mundo moderno e considerado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, o monumento ainda é um dos pontos turísticos mais procurados por quem visita o Rio. Eram quase 2 milhões de visitantes por ano até 2019 - mas o novo coronavírus fez esse número desabar.

A construção do Cristo levou cinco anos para ser concluída e é considerada uma vitória da engenharia para a época. Primeiro, pelo desafio de erguer um monumento que pesa mais de 1.100 toneladas no alto do morro do Corcovado, a 709 metros do nível do mar. Depois, por fazer com que essa estátua de concreto armado e pedra-sabão com 30 metros de altura (além dos 8 de pedestal) suportasse os ventos, as chuvas e os raios por anos.

Nesse período, o Cristo Redentor passou por algumas restaurações Desde o início do ano, cinco pontos da estátua passam por reforma. O monumento ainda precisaria sofrer uma série de intervenções nos próximos anos.

Para comemorar o aniversário, diversas ações estão programadas para os próximos dias. Além de missa em ação de graças com a presença de autoridades - tal qual aconteceu na inauguração, em 1931 -, haverá uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça e o lançamento de selos e de medalhas comemorativas. (AE)

O que você achou desse conteúdo?