Após restauro, o prédio histórico, datado de 1886 e que antes abrigava a Cadeia Publica do Município de Cascavel, distante cerca de 60 quilômetros de Fortaleza, foi inaugurado na noite deste domingo, 7, passando a abrigar o Memorial Edson Queiroz, em homenagem ao industrial cearense. Estiveram presentes à solenidade autoridades políticas como o senador licenciado Tasso Jereissati (PSDB), o senador Cid Gomes (PDT), o prefeito da Cidade Tiago Ribeiro (Cidadania), além do neto do industrial e presidente do Instituto Myra Eliane, instituição gestora do equipamento, Igor Queiroz Barroso.
"Muitos dos feitos de Edson Queiroz aconteceram por conta da veia empreendedora e pela coragem de ousar. Contar essa história em sua cidade, em um equipamento que une memória e capacitação é inspirar outras pessoas a também terem coragem", declarou Igor.
O Memorial Edson Queiroz funcionará de terça a sexta-feira, das 13h às 18h; aos sábados, das 10h às 16h e aos domingos, das 9h às 12h e das 17h às 20h. A entrada é gratuita.
A ideia é que, através de parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor), instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, cursos profissionalizantes online sejam viabilizados à população utilizando a estrutura do memorial, que será gerido pelo IME e também pela Prefeitura de Cascavel.
O Memorial está dividido em dois pavimentos de cerca de 100m² cada, o local recém restaurado conta com salas temáticas, auditório e disponibilizará ao público parte do acervo pessoal do empresário. "Espaços foram recriados com licença poética, mas também com muito respeito para que o público possa se sentir um pouco mais perto de Edson Queiroz ao adentrar o equipamento. Pessoalmente, desconheço no Brasil a existência de um memorial tão completo e que traz, ainda, a vocação de educação formadora em seu funcionamento", destaca o marchand Max Perlingeiro, responsável pela curadoria do Memorial.