A cearense Cleane Sampaio, 25, alcançou reconhecimento nacional após se tornar semifinalista do reality show musical The Voice Brasil, da Rede Globo, em 2020. Nas mídias sociais, pessoas de diferentes estados do País passaram a acompanhar a cantora, compositora e atriz. Ao compartilhar sua rotina, com o falar próprio do cearense, a artista recebeu uma série de dúvidas: “O que é merendar, Cleane? Ruma? O que é uma ruma de gente? Dindim? O que é isso?”. Daí, a fortalezense decidiu explicar, na internet, o “jeitinho único que o cearense fala”. Com vídeos de humor, Cleane encena diálogos entre um cearense e alguém de outro estado (geralmente da região Sudeste). Os personagens — como a amiga jovem, a mulher mais velha com óculos na ponta do nariz ou mesmo o senhor de chapéu com cílios postiços formando um bigode — acabam chorando de nervoso, tentando explicar as palavras do “cearensês”.
Num dos vídeos, o senhor diz que deixou a moto no estacionamento e, quando voltou, “era o canto mar limpo”. O segurança questiona: “Lavaram a sua moto?”. Noutra situação, uma mulher tenta explicar onde é a “budega” da dona Maria. Sem entender, a moça que procura o endereço pergunta: “É uma boate?”. A mulher responde, já aflita: “Não, minha fia. Não é uma casa de esculhambação, não! É uma budega!”. Expressões como “encangado, buliçoso, quebrante, tempo do bumba e capar o gato” também renderam publicações no Instagram e no TikTok.
Expoente das artes no Ceará, Cleane Sampaio talvez possa ser referida, para além das nomenclaturas profissionais, como “encantada pela cultura cearense e nordestina”. Entre os vídeos engraçados e os projetos solos de músicas autorais (disponíveis em plataformas como Spotify e YouTube), a artista também segue com a banda The Dillas, formada com mais cinco músicos. Ao O POVO, Cleane comenta o sucesso dos vídeos cômicos, a ligação com a música e as artes cênicas, a paixão pela sua terra, além de antecipar trabalhos futuros.
O POVO - De onde surgem as ideias para interpretar as situações engraçadas dos vídeos?
Cleane Sampaio - O cearense tem um dicionário próprio, com muitas expressões e falas que só quem mora aqui entende! Eu tento imaginar alguém de fora conversando com um cearense e, no meio dessa conversa, eles não conseguem entender um ao outro. Aí começa um clima tenso e, ao mesmo tempo, engraçado com os personagens.
OP - As publicações somam várias visualizações e comentários. No Instagram, são mais de 50 mil seguidores. No TikTok, mais de 100 mil. Como essa repercussão te impacta?
Cleane - Adoro ler principalmente os comentários! Vejo que muitos cearenses e nordestinos que moram fora do país sentem muita saudade do nosso jeitinho de falar. Muitas pessoas me mandam mensagens agradecendo pelos vídeos e falam que se identificam com as situações. Fico feliz demais com todo esse carinho!
OP - De onde vem a relação com as artes cênicas e o humor?
Cleane - Meu primeiro contato com a arte vem do teatro! O último trabalho que fiz com o teatro foi no musical “O Ceará Show”, que ficou em cartaz na Cidade durante três anos. Por ele, também recebi o prêmio de melhor atriz coadjuvante do Ceará, pelo prêmio Ceará Encena. O teatro e a música me completam. Sinto que levo os dois para qualquer apresentação que eu faça.
OP - O cearense tem um jeito próprio de enxergar o mundo? Como a nossa cultura te encanta?
Cleane - Vejo o cearense como um povo tão único! Uma gente alegre, criativa, guerreira e muito talentosa. O nordestino, na verdade, tem na veia o dom de levar alegria para todo canto. Nossa cultura é cheia de grandes nomes que me orgulham muito. Compositores, poetas, cantores, humoristas, pescadores, rendeiras… É muita coisa, e é tudo tão único como o cearense!
OP - Exaltar a cultura cearense também é algo que está ligado a você na música?
Cleane - Quero muito poder representar a música nordestina nos palcos da vida. Nos meus shows, faço questão de cantar muita música de compositores locais e de grandes referências da música popular nordestina.
OP - Você foi semifinalista do The Voice Brasil. O programa está no ar, com cearenses já aprovados para a próxima fase. Tem acompanhado? Para quem vai sua torcida?
Cleane - Acompanho muito o programa! E estou muito feliz com a quantidade de cearenses nesta temporada. Sempre que uma cadeira virava, eu fazia nossa famosa vaia “iiieeeeeiii”! Minha torcida é claramente para os cearenses! Simbora, minha gente!
OP - Há novos projetos vindo por aí, seja na música ou na comédia?
Cleane - Sim! Este ano, pretendo lançar meu primeiro single autoral nas plataformas digitais. Também estamos escrevendo um projeto de show para os teatros da cidade. O intuito é enaltecer ainda mais a cultura nordestina, levando música, poesia e muita interpretação aos palcos. Ainda não temos data definida, mas “já já” estará chegando nos ouvidos dos cearenses!