Logo O POVO+
Prévia da inflação vai a 10,42% no ano, maior alta desde 2015
Farol

Prévia da inflação vai a 10,42% no ano, maior alta desde 2015

Alta dos preços
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
DADOS do IPCA-15 foram divulgados ontem (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves DADOS do IPCA-15 foram divulgados ontem

A prévia da inflação oficial no País desacelerou de 1,17%, em novembro, para 0,78% em dezembro, mas encerrou o ano ainda no patamar de dois dígitos. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) acumulou uma elevação de 10,42% em 2021, maior taxa para um fechamento de ano desde 2015, informou o IBGE.

"Desacelerou de novembro para dezembro, mas se espalha mais", afirmou Gustavo Cruz, estrategista da gestora de recursos RB investimentos, lembrando que, tradicionalmente, as empresas aproveitam para fazer repasse de preços em serviços no fim do ano e começo de janeiro. "Então, essa cara da inflação que fecha o ano não é tão boa", acrescentou Cruz.

O chamado índice de difusão do IPCA-15, que mostra a proporção de itens pesquisados com avanços de preços, subiu de 65,7%, em novembro, para 69,2% em dezembro, calculou o economista-chefe da gestora de recursos Greenbay Investimentos, Flávio Serrano.

"A inflação segue pressionada e acende uma luzinha (de alerta) em relação à composição", avaliou Mirella Hirakawa, economista-sênior da gestora de fundos AZ Quest.

No mês de dezembro, houve pressão de novos aumentos dos combustíveis. A gasolina teve alta de 3,28%, item de maior impacto individual, com uma contribuição de 0,21 ponto porcentual. Houve elevação também no etanol (4,54%) e no óleo diesel (2,22%).

O custo das famílias com Transportes avançou 2,31% em dezembro, o equivalente a praticamente 65% do IPCA-15 registrado no mês. Os preços dos automóveis novos aumentaram 2,11%, enquanto os automóveis usados subiram 1,28%. As passagens aéreas ficaram 10,07% mais caras.

Os aumentos nos custos da energia elétrica e do gás de cozinha também pressionaram o orçamento familiar. A energia elétrica subiu 0,96% em dezembro. O gás encanado teve uma elevação de 2,58%, enquanto o gás de botijão avançou 0,51%, no 19.º mês consecutivo de aumentos.

Na alimentação fora de casa, houve alta de 1,62% na refeição este mês, mas recuo de 3,47% nos preços do lanche, item que já tinha recuado no IPCA fechado de novembro sob impacto de promoções de grandes cadeias de fast-food por ocasião da Black Friday.

Fortaleza tem segundo menor aumento de preços em dezembro

Fortaleza e Região Metropolitana registraram segunda menor inflação do País, segundo prévia para o mês de dezembro do IPCA-15, medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado ficou 0,88 ponto percentual (p.p.) abaixo da prévia de novembro, e atrás apenas de Belém (0,32%).

 

Os dados divulgados nesta quinta-feira, 23, mostram que Salvador teve o maior IPCA-15 (1,13%) em dezembro, seguido de Porto Alegre (0,97%), São Paulo (0,86%) e Recife (0,85%). Já o Brasil ficou em 0,78% neste período de comparação.

No acumulado do trimestre (outubro a dezembro), a elevação de preços na Grande Fortaleza se manteve como a segunda menor do Brasil, com índice de 2,88%, também após Belém (1,60%). Na análise, o País registrou prévia inflacionária de 3,18%.

Para o cálculo do IPCA-15, os preços foram coletados no período de 13 de novembro a 13 de dezembro de 2021 (referência) e comparados com aqueles vigentes de 14 de outubro a 12 de novembro de 2021 (base).

O indicador refere-se às famílias com rendimento de 1 a 40 salários mínimos e abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e do município de Goiânia.

A metodologia utilizada é a mesma do IPCA, a diferença está no período de coleta dos preços e na abrangência geográfica. (Beatriz Cavalcante)

O que você achou desse conteúdo?