O cantor Maurílio, conhecido por formar dupla com a cantora Luiza, morreu na tarde desta quarta-feira, 29, em um hospital de Goiânia. Ele tinha 28 anos e estava internado depois de sofrer as consequências de uma doença chamada tromboembolismo pulmonar. Maurílio estava internado desde a madrugada de 15 de dezembro. Ele passou mal durante a gravação de um DVD, quando caiu no palco e foi socorrido pelo produtor e por Luiza.
Um boletim médico já havia informado que Maurílio havia tido uma piora no quadro clínico nas últimas 12 horas. O médico, Wandervan Azevedo, informou que ele chegou a ter três paradas cardíacas e precisou ser sedado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Tromboembolia pulmonar é a uma obstrução dos vasos da artéria pulmonar. A ocorrência provoca um coágulo que pode ir para o pulmão, coração ou cérebro, bloqueando o fluxo do sangue nesses lugares.
Maurílio sofreu uma lesão renal e passou a ser submetido à hemodiálise. No dia 17, a sedação foi suspensa para os médicos avaliarem suas a condições neurológicas e, no dia depois, o hospital informou que ele vinha melhorando. Um dia depois, passou a respirar espontaneamente e a esposa, Luana Ramos, chorou de emoção ao vê-lo melhor. Mas seu quadro começou a piorar. Os problemas respiratórios chegaram no domingo, remédios foram trocados, e, na terça, Maurílio teve mais dificuldades, até seu quadro se tornar irreversível.
Na primeira manifestação após a morte de Maurília, a esposa Luana Ramoa se declarou para o companheiro. "Vou te amar para sempre", escreveu Luana, ao compartilhar uma foto publicada por uma internauta. Na imagem, tirada no começo do relacionamento, ela e Maurílio aparecem sorrindo um para o outro.
Nas redes sociais, famosos lamentaram o falecimento do colega. O perfil de Simone e Simaria declarou luto, enquanto a dupla Fernando e Sorocaba escreveu a seguinte publicação: “Infelizmente, mais uma vida, mais um artista que se vai tão precocemente. Deixamos aqui os nossos sentimentos à família do Maurílio, à Luiza, à equipe, amigos e fãs desse cara tão especial. Que Deus conforte os corações de todos. Maurílio está eternizado em suas canções e será para sempre lembrado".
A cantora Maraísa afirmou que o amigo era um "talento inigualável" e desejou força aos familiares. Já Wesley Safadão publicou mensagem de apoio em sua página no Twitter. Dilsinho, que trabalhou com a dupla, também compartilhou seus sentimentos. "Que ano difícil. Mais um amigo se foi… rezem por nós! Vá em paz, descanse. Vou lembrar de você assim, Maurílio, com esse sorrisão cativante e o coração de menino".
Maurílio Ribeiro é de Imperatriz, cidade do Maranhão, e Luiza é de Belo Horizonte (MG). Eles formaram a dupla sertaneja em 2016. Se conheceram no dia em que ela estava passando férias em Imperatriz e o chamou ao palco para cantarem juntos durante o aniversário de uma amiga dos dois. Eles ficaram conhecidos cantando a música S de Saudade, que conta com a participação de Zé Neto e Cristiano.
A doença chamada tromboembolismo pulmonar se refere a disfunção provocada por dois fenômenos: sangue coagulado e "embolia", algo que se movimenta pela corrente sanguínea. A maioria dos casos se origina nos membros inferiores, sobretudo nas pernas.