Logo O POVO+
Prova de vida do INSS volta a ser exigida em 2022
Farol

Prova de vida do INSS volta a ser exigida em 2022

Exame que garante manutenção do benefício para aposentados e pensionistas esteve suspenso por três meses
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
No Ceará, calcula-se que a medida atinja 2,5 milhões de beneficiários, sendo 850 mil em Fortaleza (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil No Ceará, calcula-se que a medida atinja 2,5 milhões de beneficiários, sendo 850 mil em Fortaleza

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) precisam ficar atentos em 2022. A prova de vida voltou a ser obrigatória, após três meses de suspensão. O procedimento é necessário para manter o pagamento do benefício.

Entre março de 2020 e maio de 2021, a prova de vida foi suspensa por causa da pandemia de Covid-19. O procedimento foi retomado em junho do ano passado, mas suspenso novamente em outubro, após o Congresso derrubar o veto do presidente Jair Bolsonaro a uma lei que retirava a obrigatoriedade da prova de vida em 2021.

Segundo o INSS, cerca de 3,3 milhões de segurados precisam fazer, entre janeiro e abril, a prova de vida referente a 2021. Os pagamentos das aposentadorias e das pensões começarão a ser suspensos em fevereiro.

 A prova de vida do INSS deve ser feita no banco responsável pelo pagamento do benefício. O procedimento pode ser feito nos caixas eletrônicos com uso da biometria ou presencialmente, nas agências bancárias.

Os segurados com biometria facial cadastrada no Departamento Nacional de Trânsito ou no Tribunal Superior Eleitoral podem fazer a prova de vida de forma eletrônica, no aplicativo Meu INSS. Idosos a partir de 80 anos ou pessoas com dificuldade de locomoção podem pedir visita em domicílio. Nesse caso, é necessário agendar um horário pelo telefone 135 ou do app Meu INSS.

O que você achou desse conteúdo?