Logo O POVO+
Prêmios Bafta do cinema britânico consagram 'Ataque dos Cães'
Farol

Prêmios Bafta do cinema britânico consagram 'Ataque dos Cães'

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Foto: Kirsty Griffin / divulgação "Ataque dos Cães" (foto), filme mais indicado da edição, e "No Ritmo do Coração", o menos indicado, dividem favoritismo

"Ataque dos Cães", western de Jane Campion, venceu neste domingo, 13, os prêmios Bafta da academia de cinema britânico nas categorias de melhor direção e melhor filme, durante uma cerimônia celebrada em Londres.

O ator principal do filme, Benedict Cumberbatch, recebeu o prêmio de melhor direção no lugar de Campion, um dia depois de ela levar o prêmio máximo do Sindicato dos Diretores de Hollywood por seu filme sobre masculinidade tóxica e caubóis sexualmente reprimidos.

O longa é favorito ao Oscar, que será celebrado dentro de duas semanas em Los Angeles.

Will Smith levou o prêmio de melhor ator pelo papel do pai e treinador de tênis das irmãs Venus e Serena Williams em "King Richard: criando campeãs", enquanto a britânica Joanna Scanlan ficou com o prêmio de melhor atriz pelo papel de uma viúva no drama "After Love".

O presidente dos Bafta, Krishnendu Majumdar, disse que a invasão russa à Ucrânia "chocou o mundo" e assegurou que as academias de cinema de toda a Europa compartilham "a esperança do retorno à paz".

Apesar de não vencer nas categorias principais, o filme de ficção científica "Duna", de Denis Villeneuve, levou os prêmios de melhores efeitos especiais, fotografia, som, trilha sonora e design de produção.

O japonês Ryusuke Hamaguchi ficou com o prêmio de melhor filme de língua não inglesa com "Drive My Car", categoria no qual competia o espanhol "Mães paralelas", de Pedro Almodóvar. Kenneth Branagh levou o prêmio de melhor filme britânico pela fita semi-autobiográfica "Belfast".

 

O que você achou desse conteúdo?