Logo O POVO+
Fundação Demócrito Rocha doa mais de nove mil itens à Bece
Farol

Fundação Demócrito Rocha doa mais de nove mil itens à Bece

A Fundação Demócrito Rocha entregou 192 kits com 9.682 itens à Biblioteca Pública Estadual do Ceará nesta quinta-feira, 24 de março
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Fundação Demócrito Rocha realiza doação de kits com itens diversos para a Biblioteca Estadual do Ceará - Bece. (Foto: Júlio Caesar/O POVO) (Foto: JULIO CAESAR)
Foto: JULIO CAESAR Fundação Demócrito Rocha realiza doação de kits com itens diversos para a Biblioteca Estadual do Ceará - Bece. (Foto: Júlio Caesar/O POVO)

Na contramão de um País conhecido por “esquecer sua História”, uma instituição cearense chega aos 155 anos na contínua luta pela preservação da memória dos brasileiros: a Biblioteca Pública Estadual do Ceará. O lugar que celebra seu aniversário nesta sexta-feira, 25 de março, se estabeleceu na região não apenas como um espaço de conservação da literatura e de pesquisa acadêmica, mas também como um ambiente de encontros. E, por causa dessa data, a Fundação Demócrito Rocha (FDR) entregou 192 kits - um para cada biblioteca cadastrada na Rede Estadual de Bibliotecas Públicas e Comunitárias - na quinta-feira, 24.

A ideia da ação surgiu de Raymundo Netto, gerente editorial e de projetos da FDR. Durante quatro anos, ele trabalhou na Coordenadoria de Políticas do Livro e de Acervos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE). Lá, conheceu várias pessoas que hoje atuam na biblioteca. “Fazia um tempo que havia esse desejo de dinamizar a biblioteca, de mudar seu conceito para se tornar um centro difusor de cultura, de um modo geral. Eu abracei essa ação e tinha uma estima muito grande pela biblioteca. Ela passou muito tempo fechada e isso, para quem é pesquisador como eu, fez uma falta danada. Agora que ela voltou, queria fazer algo”, diz.

Março foi o mês ideal: além da celebração de aniversário da Bece, também acontece a comemoração dos 37 anos da Fundação Demócrito Rocha. “Pensei: por que a gente não faz uma ação com itens do nosso estoque para distribuir ao sistema estadual de bibliotecas públicas? O sitema não se restringe à Bece, ele contempla as bibliotecas do estado do Ceará. Fizemos a seleção de 43 títulos, entre folhetos, livros de ficção e álbuns em quadrinhos”, explica.

No total, o acervo doado equivale a 9.682 itens. Entre as obras, há videoaulas com cursos como: “Justiça na Sala de Aula”, “Justiça e Diálogo Social”, “Aperfeiçoamento em Gestão Municipal”, “Controle Cidadão”, “Transparência na Gestão Pública” e outros - todos referentes a conteúdos da Universidade Aberta do Nordeste (Uane). Também há obras de ficção, como “Fortaleza Ilustrada”, “Juarez Barroso: Obra Completa” e “Relicário”. Outra produção é o documentário “Padre Cícero: O Filme”.

O que você achou desse conteúdo?