Logo O POVO+
Grupo suspeito de ataque contra o TCE e pró-Rússia é alvo de operação da Polícia Civil
Farol

Grupo suspeito de ataque contra o TCE e pró-Rússia é alvo de operação da Polícia Civil

Coordenada pela Polícia Civil cearense, a operação foi desenvolvida em outros quatro estados brasileiros: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.. Sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Operação foi batizada de "traceable", que significa rastreável em inglês. Informações foram divulgadas nesta terça, 29 (Foto: Divulgação/SSPDS)
Foto: Divulgação/SSPDS Operação foi batizada de "traceable", que significa rastreável em inglês. Informações foram divulgadas nesta terça, 29

Grupo suspeito de ataque ao site do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) e a sites de universidades da Ucrânia, em atos pró-Rússia, foi alvo de operação da Polícia Civil do Ceará na manhã desta terça-feira, 29. O objetivo da ofensiva foi apreender equipamentos eletrônicos pertencentes aos suspeitos das práticas criminosas, que envolvem invasão de sistema informático, perturbação/interrupção de serviço telemático e associação criminosa.

Batizada de "Operação Traceable", que significa rastreável em inglês, foi desenvolvida em outros quatro estados brasileiros: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. No total, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em desfavor dos suspeitos, com apoio operacional da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) e dos órgãos de segurança dos estados brasileiros.

Um dos investigados havia usado sua página em uma rede social para enaltecer a invasão aos sites de universidades ucranianas. "Avisa ao Zelensky (presidente da Ucrânia) que pegaram o cara errado", disse ironicamente em tweet publicado, segundo investigações da Polícia Civil. O grupo fundado por ele ainda assumiu autoria por ataque a um site de segurança da Indonésia.

O que você achou desse conteúdo?