Logo O POVO+
Dinossauro brasileiro aparece em produção audiovisual
Farol

Dinossauro brasileiro aparece em produção audiovisual

|NACIONAL|É a primeira vez que o titanossauro 'Austroposeidon magnificus',um dos maiores do Brasil aparece numa produção
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
A paleontóloga Kamila Bandeiras examina  vértebras do Austroposeidon (Foto: Arquivo pessoal)
Foto: Arquivo pessoal A paleontóloga Kamila Bandeiras examina vértebras do Austroposeidon

Quando se pensa em dinossauros, os primeiros nomes que surgem sempre são o Tiranossauro rex ou o Velociraptor, com aquele jeitão dos filmes de Jurassic Park. Poucas pessoas, entretanto, sabem citar o nome de algum dino brasileiro. Não é totalmente culpa da audiência: até então, filmes e séries só representavam espécies norte-americanas ou europeias.

Mas isso mudou nessa sexta-feira, 27, quando a série documental Planeta Pré-Histórico veiculou pela primeira vez um dinossauro brasileiro. Trata-se do titanossauro Austroposeidon magnificus, um com aproximadamente 25 metros de comprimento e, até agora, um dos maiores dinossauros do Brasil.

Quer conhecer mais dinossauros brasileiros? Acesse o site Mundo dos Fósseis, no O POVO+.

"Eu tô incrédula até agora! Foi um choque!", comemora a paleontóloga Kamila Bandeira, doutoranda no Museu Nacional do Rio de Janeiro e líder da pesquisa que descreveu o Austroposeidon. Descrita em 2016, a espécie é relativamente nova em comparação a tantas outras já apresentadas no País. Por isso, nunca passou na cabeça de Kamila que logo ele seria escolhido para estrear a presença brasileira no imaginário audiovisual global dos dinossauros.

No último episódio, no qual o documentário apresenta as rotinas de animais do Cretáceo que viviam em florestas, o gigante aparece nos primeiros minutos. "Deve ser um saurópode qualquer", tentou convencer-se. Mas quando o narrador sir David Attenborough pronuncia com todas as letras o nome Austroposeidon, a negação virou uma alegria sem fim.

 

O que você achou desse conteúdo?