A jornalista Maisa Vasconcelos recebeu o título de Cidadã de Fortaleza na noite desta quarta-feira, 25, em sessão solene da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor). Natural de Itapipoca, município localizado a 140 quilômetros da Capital, a profissional começou como apresentadora em 1993 na TV Jangadeiro e passou pela TV Diário, NordesTV e começou como âncora da rádio O POVO CBN em 2015. O decreto que garantiu o título à jornalista é de autoria do vereador Guilherme Sampaio (PT) e foi aprovado por unanimidade.
Maisa disse que segue revisando diariamente sobre o que é o fazer jornalístico. “Nunca foi tão difícil e necessário o exercício do jornalismo. Porque mentira e intolerância andam juntas virando as esquinas, embotando a razão, minando a convivência, nos afastando da possibilidade civilizatória de sermos livres”, afirmou a jornalista em seu discurso durante a sessão.
Ela declarou seu amor à Cidade e lembrou de lugares marcantes de Fortaleza, como o Mercado São Sebastião e o campus do Benfica, na Avenida da Universidade. “Sou cria dessa Fortaleza. Nela me perco e me acho. E é bom pensar que nunca quis sair daqui”, celebrou a comunicadora. “Minha gratidão a cada profissional com quem pude caminhar até aqui, a cada um e cada uma que tornou essa jornada mais rica e mais alegre”, acrescentou.
"Os anos de exercício do jornalismo são passos nesse caminhar em que não me movo de mim. Não me movo do que me forjou, da crença de que nascemos para ser livres. E nenhum de nós será realmente livre enquanto houver uma mulher ou um homem subjugados, tratados como se escravos fossem; não seremos verdadeiramente livres, enquanto houver fome demais, miséria demais, ódio demais, mortes banais…”, complementou Maísa.
O vereador de Fortaleza Guilherme Sampaio, que presidiu a sessão solene, disse que Maisa é expressão maior de um estilo que demarcou o jornalismo de TV e rádio em Fortaleza. “Os âncoras parecem sentar no sofá de nossa casa para conversar conosco, criando um vínculo e introduzindo pautas necessárias a nossa estrutura social”, considera o parlamentar. “Em tempos de fake news, mais do que nunca precisamos da sua coragem e expertise”, reforça.
Maisa Vasconcelos é natural de Matinhas, localidade do distrito de Assunção, no município de Itapipoca, e tem mais de 30 anos de atuação na comunicação cearense. A comunicadora consolidou sua carreira após conduzir por 16 anos o programa “Na Boca do Povo” da TV Jangadeiro, uma das atrações mais longevas da história da televisão cearense. Antes ser comunicadora, foi professora, artesã e produtora cultural.
O título de Cidadania é uma das principais honrarias concedidas pela Câmara Municipal de Fortaleza e tem como objetivo reconhecer personalidades nascidas em outros municípios que tenham relevantes serviços prestados à comunidade ou tenham se destacado pelo desempenho na vida pública ou privada.
Estiveram presentes na sessão outros jornalistas cearenses, como Nonato Albuquerque, Eliomar de Lima, Inês Aparecida, Jocélio Leal, Helly Pinheiro e Ciro Câmara. A ex-prefeita de Fortaleza Maria Luiza Fontenele e José Airton Boris Ponte, diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza também participaram do evento.