O estudante de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Emanuel Vinícius Araújo da Silva, 26, foi empossado na tarde desta segunda-feira, 30, como novo membro do Conselho de Jovens Leitores (CJL) do O POVO. A cerimônia oficial dos membros aconteceu no dia 13 de maio último, no auditório do Museu da Fotografia de Fortaleza (MFF).
A solenidade, que foi realizada na Reitoria do IFCE, em Fortaleza, teve início com um passeio pelo memorial da instituição, guiado pelo professor de Turismo, Solon Sales. Estiveram presentes na ocasião o diretor corporativo do O POVO, Cliff Villar, o reitor da instituição, Wally Menezes e outros convidados. O novo integrante do CJL é estudante do campus Maracanaú do IFCE.
Além de cursar Licenciatura em Química, Emanuel faz parte de outros projetos da instituição. "Eu faço parte do Diretório Central Estudantil (DCE), na parte de coordenação de assuntos estudantis. Sou bolsista do CNPQ, do Programa de Bolsas de Tecnologia da Informação, e também sou membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) do IFCE", explica.
Como novo membro do CJL, o estudante anseia não somente contribuir com o projeto, uma vez que os leitores se reúnem mensalmente para analisar e criticar matérias e demais notícias veiculadas pelas mídias do O POVO, mas também aprender com a experiência. "Contribuir e perpassar essa contribuição para outras pessoas dentro de todos os processos", pontua Emanuel.
O estudante também acredita que a oportunidade vai auxiliar na sua formação pessoal e profissional. "Hoje, eu faço um papel na instituição de divulgador científico, que é dentro da área da comunicação. Os meios jornalísticos também funcionam como divulgação científica quando conseguem difundir conhecimento. Tudo é conhecimento", completa.
O Conselho de Jovens Leitores (CJL) foi fundado em julho de 2021, tendo a sua primeira turma empossada durante uma cerimônia virtual em virtude da pandemia da Covid-19. A composição do ano passado teve a participação restrita a estudantes do ensino médio, que foram indicados por jornalistas do O POVO.
LEIA MAIS | O POVO lança Conselho de Jovens Leitores formado por estudantes
Neste ano, O CJL está sendo constituído por 21 membros, com idades entre 16 e 27 anos, indicados por instituições cearenses. O corpo de membros está sendo representado por 20 entidades, entre sindicatos, universidades, associações empresariais, coletivos estudantis, culturais e movimentos sociais.