A Polícia Rodoviária Federal (PRF-CE) realizou na manhã de ontem, 31, uma ação educativa de encerramento da campanha nacional Maio Amarelo, que visa chamar a atenção de condutores e pedestres à segurança no trânsito. A atividade em Fortaleza ocorreu em frente à sede da PRF, na BR-116, das 7h às 9 horas. No local, os agentes organizaram uma blitz, conversaram com os condutores e distribuíram panfletos.
Segundo o PRF Alexandre Nogueira, integrante do Grupo de Educação de Trânsito da PRF-CE (Getran), as ações são voltadas, sobretudo, a empresas, sindicatos, autoescolas e escolas. Nas escolas municipais de ensino fundamental 1 e 2, a corporação põe em prática o projeto Educar PRF, que oferece o ensino de educação no trânsito. "Abordamos esse assunto [educação no trânsito] em mais de 30 cidades do Estado. O Maio Amarelo teve as ações mais diversificadas possíveis aqui dentro da PRF, e interagimos com outros órgãos, como a AMC e o Demutran de Itaitinga", afirma Alexandre.
Marlon Meireles, 51, foi um dos condutores que passava pela BR-116 no momento da ação. O representante comercial elogiou a ação da PRF e opinou que tudo na convivência em sociedade é uma questão de educação. "As pessoas precisam estar sendo lembradas constantemente do que é importante em relação à preservação da vida humana. Acho que isso é uma coisa que tem que acontecer em todas as áreas, não só no trânsito", disse.
As mais de 80 ações em terminais rodoviários, abordagens educativas e palestras alcançaram cerca de 7.500 pessoas durante o mês de maio, de acordo com a PRF.
A PRF-CE iniciou ontem, 31, uma campanha para arrecadar doações para as vítimas das enchentes em Recife. A campanha vai até o próximo dia 10 de junho.
A população pode doar alimentos não perecíveis, roupas, fraldas, lençóis e material de higiene na sede, nas delegacias ou nos postos da PRF no interior do Ceará. Em Fortaleza, a sede fica localizada na BR-116, número 2100.
Doações maiores podem ser realizadas mediante contato pelo telefone (85) 9 9433 7780, para tratar sobre a logística do recebimento e entrega das doações.
Não existem muitas diferenças entre a legislação de BRs e a legislação de vias comuns. Conforme o PRF Alexandre Nogueira, os cuidados também são os mesmos, as diferenças estão em detalhes que as BRs possuem em contraste com as vias comuns.
Diferenças entre BRs e vias comuns: