Logo O POVO+
Concurso do Metrofor é retomado após nova decisão judicial
Farol

Concurso do Metrofor é retomado após nova decisão judicial

Novo cronograma e nova data para realização do concurso do Metrofor devem ser definidos pela instituição "em breve", segundo nota emitida pela Uece
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Entrada do campus do Itaperi, da Uece, em Fortaleza (Foto: Marcela Tosi)
Foto: Marcela Tosi Entrada do campus do Itaperi, da Uece, em Fortaleza

Após nova decisão do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), publicada nessa terça-feira, 21, o concurso da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) foi retomado pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), organizadora do certame. Um novo cronograma e uma nova data para realização das provas devem ser definidos pela instituição "em breve", segundo nota emitida.

A suspensão do concurso aconteceu na madrugada do dia 12 de junho último, algumas horas antes da aplicação das provas, que estava prevista para acontecer no mesmo dia, das 9 às 13 horas. A decisão foi exigida pelo Ministério Público do Ceará (MPCE), uma vez que o edital não exigia requisitos mínimos para a função de assistente condutor de VLT, segundo o Poder Judiciário.

O comunicado da suspensão foi feito pela Comissão Executiva do Vestibular (CEV), da Uece. A decisão, conforme a nota, concedia “o pedido de tutela de urgência postulado na peça preambular deste processo, para determinar a imediata suspensão do aludido concurso público”. O número de inscrições para o concurso chegou a 30.511, de acordo com o Metrofor.

Ainda, o certame está ofertando 148 vagas, entre níveis médio, técnico e superior, sendo a maioria para funções operacionais do sistema metroviário na Capital. São 45 vagas para assistente operacional, 39 para auxiliar operacional, 37 para assistente condutor, 11 para assistente de segurança e nove para assistente controlador de movimento. Em todas é exigida escolaridade em nível médio completo.

O edital também oferta três vagas para analista de gestão, sendo duas para bacharéis em Direito e uma para bacharel em Ciências Contábeis; quatro vagas para Assistente Técnico com exigência de curso técnico em segurança do trabalho. A seleção será realizada em fase única e contará com prova objetiva de 45 questões, incluindo língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais e conhecimentos específicos. 


O que você achou desse conteúdo?