Um programa diferente movimentou o Aeroporto Internacional de Fortaleza - Pinto Martins neste domingo, 24. Longe de ter como destino viagens ou mesmo a busca de um ente que desembarcou, o fortalezense enfrentou sol, multidão e filas para ver um avião. Mas não qualquer aeronave. Com formato que se assemelha a uma baleia branca de olhos brilhantes e sorridente, o avião cargueiro da Airbus BelugaST pousou na Capital cearense por volta das 15h50min e atraiu aficionados por aviação e curiosos para selfies, fotos e vídeos.
Antes mesmo do pouso, já no inicio da tarde, moradores dos arredores do aeroporto relataram a movimentação atípica. Na expectativa da chegada da aeronave, algumas pessoas chegaram até mesmo a subir em um muro para observar o "avião baleia".
Pela primeira vez em solo brasileiro, o avião esteve estacionado no pátio próximo ao Terminal de Cargas Internacional. Um pátio de observação nas proximidades foi aberto ao público para quem quisesse registrar a aeronave. Três escadas de embarque serviram de pontos mais altos aos que quisessem subir para registrar o avião de um outro ângulo.
Beluga pousa em Fortaleza: veja fotos da chegada do avião que parece uma baleia: https://t.co/ofQ9Zcm5tG pic.twitter.com/5HyFIpCV3b
— O POVO (@opovo) July 24, 2022
LEIA MAIS| Beluga: entenda por que o avião tem formato de uma baleia
Uma das escadas desabou devido ao peso provocado pelo número de pessoas. Conforme assessoria da Fraport, empresa concessionária do aeroporto, "quando o incidente aconteceu, o socorro foi prestado imediatamente e não houve feridos". As escadas da Avianca vistas na pista de aterrissagem do aeroporto estavam visivelmente enferrujadas. O OPOVO apurou que os instrumentos de entrada e saída dos passageiros estavam sem uso e eram velhos; o desuso pode ter causado o acidente. As duas escadas restantes concentraram filas de observadores, que se reversavam nos degraus.
A chegada do avião na Capital estava prevista para acontecer no último sábado, 23, mas, de acordo com a assessoria, devido a uma "tempestade no aeroporto de Dakar, o avião cargueiro BelugaST teve a sua decolagem para o Brasil (Fortaleza) atrasada".
O pouso da aeronave em Fortaleza faz parte de uma parada estratégica do transporte do helicóptero ACH160. O Beluga permanece em solo cearense até as 11h30min da manhã desta segunda-feira, 25, quando levanta voo e parte em direção Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas.