Logo O POVO+
"Levar a cultura nordestina para onde não tem"
Farol

"Levar a cultura nordestina para onde não tem"

Com uma única mistura da cultura nordestina com o rap, o artista é o convidado do UP Gamer+, onde jogou Valorant, contou detalhes de sua carreira e opinou sobre a importância de Fortaleza para o cenário do rap nacional. Sozinho, acumula mais de 34 milhões de visualizações no YouTube
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Cantor cearense Welisson que é sucesso nas redes sociais e plataformas de streaming (Foto: @txainunes / Divulgação)
Foto: @txainunes / Divulgação Cantor cearense Welisson que é sucesso nas redes sociais e plataformas de streaming

Com orgulho de cantar a realidade do povo sertanejo, um jovem da Aerolândia extrapolou os limites do Ceará para assinar com uma das maiores produtoras de rap do Brasil. Fazendo uma mistura única e ousada do tradicional com o moderno que se mostrou para lá de acertada, Welisson acumula números aos milhões em plataformas de streaming com o seu som. Suas músicas e clipes, inclusive, surgem com a pretensão de levar a cultura nordestina para todas as partes do País - e tem conseguido.

Com mais de 34 milhões de visualizações no Youtube, o cearense chamou a atenção de produtores de todo o Brasil, mas foi com a Papatunes Records com quem ele fechou parceria. Hoje com o selo da mesma produtora que já fez trabalhos com Anitta, Ludmilla e até Snoop Dogg, Welisson comenta sobre sua produção, carreira e sonhos.

O POVO - Como que o Welisson nasceu para o mundo do rap?

Welisson - Fui para o rap primeiro como ouvinte. Nossa realidade aqui no Nordeste é o forró, o sertanejo, o piseiro… Desde pivete fui acostumado a ouvir esses gêneros musicais até que os meus primos começaram a comprar CDs de rap. Eu comecei a ouvir e achei muito massa a ideologia que eles pregavam, as ideias, o respeito que eles tinham. Foi algo que chamou bastante a minha atenção e bateu a curiosidade de saber como as músicas eram feitas.

O POVO - Você nasceu para o mundo artístico praticamente na pandemia. Como tem sido esse processo pra ti?

Welisson - Eu não estava indo para a escola e nesse tempo eu consegui focar na minha música, que era um sonho para mim. Eu não poderia sair da escola para ficar só na música, até porque eu precisava ter meu plano B. Então eu aproveitei esse tempo, literalmente me isolei mesmo em casa, e fiquei fazendo música, dando o meu máximo.

O POVO - Como funciona o seu processo de compor uma música?

Welisson - Não sei se é algo da minha cabeça, mas eu não consigo escrever música. Eu não consigo parar, pegar um beat (batida) e escrever. Não consigo, não dá para mim. Meu lance é fazer de freestyle (fazer na hora), que é como a gente chama. Hoje em dia eu tenho um estúdio na minha casa, é algo que eu sempre priorizei, então eu tenho tudo aqui. Quando eu quero jogar, produzir ou fazer qualquer coisa eu já tenho aqui. Então é algo bem fácil, sabe? Eu só me levanto da cama e penso: 'que ideia massa, vou fazer alguma música com esse tema, acho que ficaria legal.' Daí procuro um beat que case com a ideia que eu tive e aí é só sucesso.

O POVO - Como foi a criação do seu maior sucesso, a música "Cabra da peste"(2021), que tem só no YouTube mais de 9 milhões de visualizações?

Welisson - A música surgiu em um momento que a cena estava dando bastante espaço para o Nordeste, que estava em muita ascensão. Quando isso começou a acontecer eu aproveitei para poder mostrar o meu trabalho, o meu trampo para o pessoal, mostrar quem é o Welisson. Tudo casou de forma positiva para que viesse a acontecer. Por isso na música eu falo: "eu sou do Nordeste, peixeira na mão, sou cabra da peste".

O POVO - Quando você viu que a música "virou"?

Welisson - Nossa, cara… A gente fez o lançamento com expectativa de bater, tipo, 100 mil (visualizações) em um mês. Nossa, eu ia estar feliz demais, porque isso em um mês seria um marco muito alto para mim, entendeu? Mas aí nós conseguimos alcançar o papo de 500 mil em três dias, foi loucura. Eu lembro que chorei, fiquei super feliz. Foi incrível, cara.

Quando a gente viu essa repercussão, logo já pensou: "era a deixa que a gente precisava". Eu falo "a gente" porque eu sempre tive uma equipe que me auxiliou em tudo e que até hoje está comigo. Sempre priorizei muito por isso, lealdade.

O POVO - Quais são os próximos passos de Welisson daqui pra frente?

Welisson - A gente está com vários projetos incríveis que eu tenho certeza que você vai querer falar um pouco sobre eles quando lançarmos. Vou estar aqui para trocar essa ideia. São projetos grandiosos mesmo que, se Deus quiser, vão levar a carreira do Welisson para outro patamar.

O que você achou desse conteúdo?