A passagem de um ciclone extratropical, que se formou na noite de anteontem, provocou estragos ontem em Estados do Sul e Sudeste. Em Santa Catarina, o Corpo de Bombeiros relatou 208 ocorrências, como alagamentos, enxurradas, além de ventos de até 111 km/h. Na cidade de São Paulo, houve 70 quedas de árvore e duas pessoas ficaram feridas.
Os efeitos foram mais sentidos nas cidades catarinenses. O vento derrubou placas, destelhou casas e afetou outras estruturas no Estado. Gravações feitas pelos moradores mostraram o tamanho do impacto, que assustou as cidades. A Defesa Civil de Santa Catarina informou que 51 cidades registraram ocorrências. As aulas foram interrompidas em sete e, até o início da noite, mais de 50 pessoas se encontravam desabrigadas ou desalojadas.
Segundo a prefeitura de Florianópolis, um plano de contingência foi adotado em conjunto com a Defesa Civil para atender as ocorrências. Em algumas cidades, como Joinville e Balneário Camboriú, as aulas do período da tarde foram suspensas na rede municipal. Em São Francisco do Sul (a cerca de 200 km de Florianópolis), o prefeito da cidade, Godofredo Gomes Moreira, decretou estado de emergência para ao município.
Nas redes sociais, moradores de Balneário Camboriú postaram vídeos que mostram o Yacht House, um prédio de luxo de 81 andares e que tem o jogador Neymar como dono de uma das coberturas, balançar durante a ventania. As imagens foram gravadas pela Pasqualotto>, construtora do empreendimento, que ainda não está finalizado. Na postagem, a empresa informa que o prédio "é o primeiro residencial do Brasil a contar com o sistema de contraventamento Outrigger, que oferece amortecimento superior aos demais".
Ainda na mesma cidade, a estrutura do Dejour Club, autointitulado o primeiro clube flutuante do mundo, foi vista à deriva nas águas. O clube, que estava ancorado na região da Barra Sul, se soltou com a força dos ventos que atingem a cidade litorânea. A inauguração estava prevista para ocorrer em breve.
SÃO PAULO
Os dois casos de feridos na cidade de São Paulo foram registrados por volta das 14h30. Em um deles, a árvore caiu sobre um veículo no Itaim-Bibi e deixou um homem, de 23 anos, machucado. Ele foi socorrido para o Pronto Socorro da Santa Casa. Já na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, Bela Vista, um galho caiu em cima de uma mulher de 48 anos, que foi levada ao Pronto-Socorro Beneficência Portuguesa.