Logo O POVO+
"Marte Um" é o escolhido para representar o Brasil no Oscar 2023
Farol

"Marte Um" é o escolhido para representar o Brasil no Oscar 2023

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Marte Um é escolhido como representante do Brasil no Oscar 2023  (Foto: Embaúba Filmes/Divulgação)
Foto: Embaúba Filmes/Divulgação Marte Um é escolhido como representante do Brasil no Oscar 2023

O filme Marte Um, de Gabriel Martins, vai representar o Brasil na categoria Melhor Longa Internacional (ex-Estrangeiro) na cerimônia do Oscar de 2023. A escolha aconteceu depois de uma reunião online da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, na segunda, 5. Havia outros cinco pré-selecionados na disputa.

Desde Gramado, tinha gente - público e crítica - disposta a defender que o longa do mineiro Gabriel Martins deveria ser o representante do Brasil. No primeiro semestre, Marte Um passou com brio pelos festivais de Sundance e Toulouse. O diretor e roteirista Martins integra o grupo de amigos reunidos na empresa produtora Filmes de Plástico, de Contagem, cidade da Grande BH. Justamente de Contagem é Affonso Uchôa, atualmente um dos autores brasileiros mais conhecidos, e reverenciados, pela crítica de cinema de língua inglesa. A revista Film Comment considera os filmes de Uchôa o mais relevante testemunho sobre a classe trabalhadora do Brasil na atualidade, e ele faz isso na chave da ficção, não no do documentário.

Havia gente chorando no final da sessão de Marte Um, em Gramado. Gabriel Martins e seu excepcional elenco ganharam o público pelo afeto. Uma família. O pai trabalha como porteiro em um prédio, a mãe é doméstica. Vítima de uma pegadinha, ela surta e isso se reflete em casa. Papai e mamãe possuem um casal de filhos. A garota está saindo do armário e o menino está sendo direcionado pelo pai para ser jogador de futebol. Só que esse não é o sonho de Deivinho (Cícero Lucas). O que ele quer é ser astronauta, em uma missão da Nasa. Marte Um começa com a eleição do presidente Jair Bolsonaro. Termina com a expectativa de que dias melhores virão. Será um belíssimo representante do Brasil. Vale acrescentar que a família é preta e periférica.

DISPUTA

Marte Um concorreu com A Mãe, de Cristiano Burlan, A Viagem de Pedro, de Laís Bodanzky, Carvão, de Carolina Markowicz, Pacificado, de Paxton Winters, e Paloma, de Marcelo Gomes.

Ao todo, foram 28 longas-metragens inscritos e habilitados a concorrer à vaga e, pela primeira vez, a eleição foi realizada em dois turnos.

Pelas regras da Academia de Hollywood, a data final dos inscritos para todas as categorias do Oscar é 15 de novembro. Quase no final do ano, em 21 de dezembro, será divulgada uma lista prévia de finalistas. O anúncio definitivo dos postulantes ao Oscar será feito no dia 24 de janeiro de 2023 e a cerimônia está marcada para domingo, 12 de março, em Los Angeles.

O que você achou desse conteúdo?