O projeto Ciclofaixa Cultural, da Prefeitura de Fortaleza, teve uma programação especial na manhã do último domingo, 11. Com o percurso denominado Rota da Independência, a concentração começou às 9 horas na Cidade da Criança e percorreu vários pontos turísticos da Cidade.
Arquiteto e urbanista, o mediador do passeio, Emanoel Lucena, comandou a Rota da Independência e levou muita informação a todos que estiveram presentes. Segundo ele, a proposta do passeio é ser uma rota arquitetônica, onde cada ponto houvesse um histórico a ser contado. "Nesse caso eu quis trazer um pouco da história da arquitetura da época colonial até o Brasil da independência", comenta.
Ainda segundo Emanoel, a proposta para o passeio é contar um pouco da história da arquitetura da época colonial até o Brasil da independência, começando pelo Parque da Liberdade, que é um parque cívico.
A administradora Sabrina Moreira, 37, levou a filha Maria Valentina, 5, para aproveitar o passeio ciclístico e aprender sobre a Cidade e apreciar as belezas da Capital. "É uma oportunidade muito bacana conhecer mais os pontos turísticos de Fortaleza".
O percurso completo foi: Cidade da Criança, Igreja do Rosário, Museu do Ceará, 10ª Região, Passeio Público, Praça da Estação, Catedral, Praça do Cristo Redentor e Seminário da Praia.
Em cada parada o mediador contou um pouco da história arquitetônica de cada prédio imponente de Fortaleza. Todo percurso teve o acompanhamento da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), que garantiu a segurança dos participantes.
Na Cidade da Criança, a AMC fez uma ação educativa com as crianças sobre a importância de usar os itens de segurança e respeitar a sinalização de trânsito. Com trajetos feitos com cones, as crianças brincavam e aprendiam ao mesmo tempo.
O gerente de educação da AMC, André Luiz, comentou sobre a ação que é realizada desde o ano passado com as crianças. "A ideia é ser um mini circuito para educação de trânsito, aproveitando as bicicletas do mini bicicletar, para ensinar com um circuito lúdico, sobre a importância da segurança viária", finaliza.