Logo O POVO+
Aos 36 anos, José Aldo encerra seu ciclo no UFC e anuncia a aposentadoria do MMA
Farol

Aos 36 anos, José Aldo encerra seu ciclo no UFC e anuncia a aposentadoria do MMA

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
ALDO tem um cartal de 32 lutas, com 28 vitórias na carreira. Ele foi campeão dos pesos-penas do UFC entre 2011 e 2015 (Foto: AURELIO ALVES)
Foto: AURELIO ALVES ALDO tem um cartal de 32 lutas, com 28 vitórias na carreira. Ele foi campeão dos pesos-penas do UFC entre 2011 e 2015

É o fim de uma era. José Aldo, um dos maiores lutadores de MMA, vai se aposentar. O ex-campeão peso-pena acertou a sua saída do UFC sem lutar o último embate que tinha no contrato. A entidade aceitou o pedido e encerrou a passagem do brasileiro pelo esporte.

Aos 36 anos, José Aldo venceu 31 lutas e perdeu apenas oito, ostentando o título de peso-pena por muitos anos. Apesar da aposentadoria no MMA, o brasileiro, assim como outros compatriotas, pode seguir lutando em outros esportes, a exemplo do boxe.

A última luta de José Aldo foi em Utah, nos Estados Unidos, no dia 20 de agosto, quando foi superado por Merab Dvalishvili.

JOSÉ Aldo, lutador de MMA(Foto: Inovafoto/Divulgação)
Foto: Inovafoto/Divulgação JOSÉ Aldo, lutador de MMA

A decisão passou muito pela vida pessoal do lutador, que está esperando o segundo filho com sua esposa Viviane. No entanto, ele já indicava a aposentadoria ao final de seu contrato com o UFC.

Nomeado, "Campeão do Povo", José Aldo entrou no UFC já como campeão dos penas, mérito conquistado no antigo WEC. Defendeu o cinturão de 2010 até 2015. Ficou invicto, contando todas as competições, por dez anos, derrotando 17 adversários.

O cinturão caiu na dura luta contra Conor McGregor. Desde então, revezou entre bons e maus momentos. Recuperou o posto de campeão depois de vencer Frankie Edgar, combinado com a decisão de McGregor de subir para o peso-leve.

Em 2017, Aldo defendeu o título contra Max Holloway e acabou sendo derrotado. Chegou a fazer novas lutas, mas sem o mesmo ímpeto de outrora. O desafio diante de Dvalishvili colocou um ponto final na história de um dos maiores vencedores do UFC.

O que você achou desse conteúdo?