O YouTube tem se tornado uma importante ferramenta de distribuição de conteúdo e fortalecimento da comunidade. Por isso, sua atenção expressiva no mercado, que tende a se direcionar conforme o que aponta a plataforma.
Os dados que mostram essa relação com consumidores e criadores de conteúdo são revelados no evento anual Brandcast no Brasil, do qual participam veículos, marcas e agências de comunicação. Desta vez, realizada no Pavilhão do Pacaembu, em São Paulo, marca a volta do evento em formato presencial.
O POVO participou do Brandcast, representado pelo diretor de Mercado Nacional, Carlos Namur, do escritório do Grupo na capital paulista. Entre as novidades apresentadas na edição de 2022, está um estudo inédito sobre a percepção de consumo, a “Why Video”, que já implica nova experiência coletiva nos lares brasileiros. De acordo com a pesquisa realizada pela Ipsos, que mostra a influência do YouTube nas decisões de compra e no futuro do vídeo, mais de 75 milhões de brasileiros usam o YouTube em TVs conectadas. A plataforma foi criada há 17 anos – 15 deles no Brasil.
Além do entretenimento, o novo relatório do Brandcast, apresentado no evento, destaca o tema da edição deste ano, “Histórias que fazem história”, e as intersecções com outros segmentos, como as indústrias criativas.
A programação foi conduzida por Lucas Rangel, Flávia Paixão, Nobru, Edu Lyra e Tiago Leifert, entre outros, além dos artistas musicais Marina Sena, Liniker e Pedro Sampaio.