O Miss Plus Size Ceará finalizou sua edição na noite deste domingo, 25, no Teatro São José. O evento, que contou com 20 participantes em três categorias, além de atrações de dança e convidados especiais do mercado da moda, tem o objetivo de celebrar a diversidade dos corpos e fomentar o segmento plus size do Ceará.
Neste ano, as vencedoras foram: Rafaela Sousa, de Paracuru, na modalidade curvy (manequim acima do número 44); Joelma Baroni, de Trairi, na categoria sênior (de 36 a 50 anos); e Drielly Linhares, de Irauçuba, na modalidade tradicional (de 18 a 35 anos). Agora, as três seguirão para a etapa nacional.
Faixas simbólicas também foram entregues pela organização para as concorrentes que se destacaram durante a preparação. Em Simpatia, a vencedora foi Aynah Seres, de Caucaia; em Elegância, Isa Lara, de Canindé; em Destaque, Stela Vasconcelos, de Sobral; em Revelação, Luma Dryelle, de Paracuru; e em Cultura, Paula Rocha, de Aquiraz.
As candidatas fizeram apresentações padrões, como as coreografias e os desfiles de trajes de banho, de lingerie e de gala. Durante o concurso, elas ainda prestaram uma homenagem ao poeta Patativa do Assaré (1909 - 2002), com o poema "Sou cabra da peste". Juntas, entoaram: "Eu sou brasileiro, fio do Nordeste/ Sou cabra da peste, sou do Ceará".
"A gente usa o conceito de que você não nasce miss, você se torna miss. Então as meninas são preparadas para esse dia. Esse ano foi atípico, porque tivemos o primeiro dia, no sábado, que foi a apresentação dos municípios. Foi bem legal, porque cada uma trouxe a riqueza e a cultura de seu município. Foi uma noite encantadora", explica Jaqueline Queiroz, idealizadora do Miss Plus Size Ceará.
O concurso foi realizado pela primeira vez em 2011 - em um momento que o mercado da moda plus size começava a se tornar mais visível no Brasil. "A minha avaliação desses 11 anos é que o mercado plus size cresceu muito. Hoje somos um mercado com o maior polo de confecção do Brasil. A moda plus size que você vê em São Paulo e no Rio de Janeiro é feita aqui. Então somos os maiores fabricantes", pondera.
Jaqueline Queiroz, porém, não pretende parar na promoção de iniciativas regionais. Por isso, ainda neste ano, ela vai organizar o Miss Glam Universo Plus Size Brasil, que está marcado para acontecer no dia 27 de novembro, também no Teatro São José. Detalhes devem ser divulgados em breve, próximo à realização do concurso.