O Colégio Sagrada Família, localizado em Ponta Grossa, no Paraná, vai demitir a professora identificada como Josete Biral, ela apareceu em vídeo fazendo um gesto semelhante a uma saudação nazista em uma sala de aula.
Segundo outros docentes da escola, ouvidos pela jornal Folha de S. Paulo, a ação ocorreu na última sexta-feira, 7, ao lecionar uma aula para alunos do ensino médio. A profissional trabalha na instituição há cerca de 20 anos.
A direção do colégio repudiou a cena protagonizada por Josete e classificou como imprudência, descuido e um grande erro da professora, disse a diretora-geral Edites Bet. Segundo ela, a instituição optou por demitir a profissional.
Ainda em resposta para a Folha, o advogado da professora, Alexandre Jorge, negou as acusações de sua cliente ter praticado uma saudação nazista. “O posicionamento dela é que não existiu qualquer gesto típico de saudação nazista. Foi no momento de descontração, no encerramento da aula, que se for se considerar gesto típico de alguma natureza seria saudação à bandeira e à pátria", escreveu.
O advogado mencionou ainda que qualquer acusação ou imputação contra Josete a respeito do gesto nazista configura fato criminoso.