O atacante Rodrygo precisou de pouco mais de cinco minutos para escrever o seu nome na histórica rivalidade de Real Madrid e Barcelona. Ele entrou no fim do segundo tempo na vaga de Vinícius Júnior e sofreu o pênalti aos 45 minutos. O ex-menino da Vila Belmiro foi para a cobrança e selou a vitória de 3 a 1 do time merengue sobre o maior rival ontem, no estádio Santiago Bernabéu, na capital espanhola.
A vitória valeu a liderança isolada do Campeonato Espanhol. O Real Madrid agora soma 25 pontos, três a mais que o adversário catalão.
O time do técnico Carlo Ancelotti abriu vantagem de 2 a 0 na etapa inicial com Benzema e Valverde. O Barcelona descontou já na parte final do segundo tempo com Ferrán Torres. A partida se arrastava para um final dramático quando Rodrygo entrou a poucos minutos do fim, sofreu o pênalti, e selou o triunfo.
O Real volta a campo na quarta-feira e joga como visitante diante do Elche. No dia seguinte, o Barcelona enfrenta o Villarreal no Camp Nou.
O jogo deste domingo teve um primeiro tempo bastante movimentado, com o Real bem postado em seu campo e explorando as jogadas em velocidade para surpreender o Barcelona. A primeira chance veio em um belo lance de Vinícius Júnior. Mesmo marcado por três adversários, ele achou espaço para a conclusão, contou com um desvio de Raphinha e quase marcou.
O Barcelona ainda estava se acertando em campo quando o Real abriu o placar. Toni Kroos avançou pelo meio e lançou Vinícius Júnior. O atacante entrou na área e finalizou para a defesa parcial de Ter Stegen. O rebote encontrou Benzema que finalizou com categoria: 1 a 0, aos 11 minutos.
O time de Xavi Hernández apostou na posse de bola para frear o ímpeto do rival e equilibrou a partida. Em dois lances seguidos, perdeu a chance do empate com Lewandowski, que escorou um cruzamento com o gol vazio, e o brasileiro Raphinha.
Os ânimos ficaram acirrados e Vinícius Júnior acabou levando um cartão amarelo ao reclamar de uma falta no meio-campo. Apesar de ter menos posse de bola, o time merengue seguiu mais efetivo e ampliou o placar ainda na etapa inicial.
Valverde recebeu de Mendy na entrada da área e bateu rasteiro, no canto, para estufar a rede e ampliar a vantagem para o Real Madrid: 2 a 0, aos 34 minutos.
O Barcelona tentou ser mais objetivo na volta do intervalo. A organização tática do Real Madrid, porém, seguiu sendo mais eficiente. Aos 6 minutos, Benzema fez 3 a 0, mas o gol acabou anulado com auxílio do VAR que marcou impedimento do centroavante francês no lance.
O técnico Xavi mexeu no time em busca de soluções ofensivas e sacou Raphinha no início da etapa final para a entrada de Ferrán Torres. Lewandowski passou a ser mais acionado e o Barcelona conseguiu ameaçar o gol de Lunin. Em arremate da entrada da área, Ansu Fati quase diminuiu para a equipe catalã.
A pressão acabou funcionando já no final do segundo tempo e o Barça diminuiu em bela jogada. Ansu Fati driblou dois adversários e cruzou para Lewandowski desviar de letra. Ferrán Torres apareceu livre na segunda trave e fez 2 a 1 aos 38 minutos.
Preocupado em ganhar tempo, Ancelotti sacou Vinicius Junior e colocou Rodrygo em campo para renovar o fôlego. E a opção do treinador deu certo. O ex-santista sofreu pênalti de Eric Garcia. Ele mesmo foi para a cobrança, mandou no canto de Ter Stegen, e garantiu o triunfo de 3 a 1 sobre o maior rival.
Também neste domingo, a Real Sociedad derrotou o Celta de Vigo por 2 a 1, fora de casa. A vitória levou o time visitante ao quarto lugar da tabela, com 19 pontos. Em outra partida, o Espanyol superou o Valladolid por 1 a 0, em casa, com gol de Joselu na reta final do jogo. Os dois times tentam se afastar da zona de rebaixamento.