Logo O POVO+
Cinco sítios arqueológicos vão ser estudados no interior do Ceará
Farol

Cinco sítios arqueológicos vão ser estudados no interior do Ceará

Sítios arqueológicos foram encontrados em localidades do município de Poranga, conhecidas como Sítio Novo, Fazendo Saco, Arraial, Pitombeira e Baixa Grande
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
SÍTIOS arqueológicos em Poranga (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação SÍTIOS arqueológicos em Poranga

Cinco sítios arqueológicos serão estudados no município cearense de Poranga, a 359,6 km de Fortaleza, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Pinturas rupestres feitas por homens pré-históricos há milhares de anos foram encontradas na região, segundo o secretário da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo de Poranga, Jaeger Pinho.

Para realizar os estudos, a Superintendência do Iphan no Ceará realizou uma licitação para a execução do serviço, que deverá ser realizado por uma empresa vencedora. A pesquisa também envolverá processos de cadastro e recadastramento dos sítios arqueológicos localizados nos municípios cearenses de Ipaporanga, Crateús, Independência, São Benedito, Ubajara, Ipu, Ipueiras e Varjota.

"Temos vários sítios arqueológicos aqui em Poranga que retratam a história de nossos ancestrais, que viveram aqui há milhares de anos. Temos gravuras de animais e outras coisas que foram preservadas durante todo esse tempo. Isso permitirá que Poranga esteja entre os municípios onde existe este tipo de registro, garantindo que os sítios sejam preservados”, destaca o secretário.

Os sítios arqueológicos de Poranga foram encontrados em localidades conhecidas como Sítio Novo, Fazenda Saco, Arraial, Pitombeira e Baixa GrandeAlém deles, outros sítios previamente cadastrados devem ser atualizados pelo Iphan nas regiões da Serra da Ibiapaba e Sertão dos Inhamuns/Crateús, localizadas na parte oeste do território cearense.

O cadastro dos sítios vai ser realizado em conjunto com Sistema Integrado de Conhecimento e Gestão (SICG) do Iphan, sendo um passo importante no processo de preservação, proteção e extroversão desses bens culturais.

"Além disso, é possível ocorrer a formação de grupos de estudos e a criação de um museu para o município de Poranga, gerando emprego e renda naquelas localidades", pontua Jaeger.

O que você achou desse conteúdo?