A professora e jornalista Helena Martins, do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi convidada para compor o núcleo de Comunicações na equipe de transição do governo Lula (PT). O nome dela aparece em uma publicação extra do Diário Oficial da União (DOU) da última sexta-feira, 11, e assinada pelo coordenador da equipe de transição e vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB).
Outro cearense já havia sido anunciado para esse processo. No caso, Rubens Linhares de Mendonça Filho. Mais conhecido como Rubinho, ele é integrante do diretório estadual do PT e integra, junto com outros seis nomes, o grupo técnico de Direitos Humanos.
Helena integrou o Observatório das Eleições e em sua biografia, presente no portal, consta que ela "é doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), com sanduíche no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (Iseg). É editora da Revista Eptic. Coordenadora do Telas - Laboratório de Tecnologia e Políticas da Comunicação e integrante do Obscom / Cepos".
"Com muita consciência do enorme desafio, aceitei o convite de participar da transição governamental, integrando o grupo de Comunicação. Como pesquisadora, militante pelo direito à comunicação, mulher e nordestina, não faltam pautas coletivas para levarmos ao debate", escreveu Martins em postagem nas redes sociais neste sábado, 12.
De acordo com o DOU, foram designados os seguintes integrantes para a Coordenação do Grupo Técnico de Comunicação do Gabinete de Transição Governamental: Alessandra Orofino, especialista em economia e direitos humanos; Cézar Santos Alvarez, ex-secretário-executivo do Ministério das Comunicações; Jorge Bittar, ex-deputado federal; Helena Martins, professora e Paulo Bernardo Silva, ex-ministro das Comunicações.
A coordenação da transição vem anunciando aos poucos nomes de aliados e especialistas que vão integrar os grupos técnicos da equipe. Lula e aliados têm dado declarações esclarecendo que os ministros do próximo governo não sairão obrigatoriamente dos nomes que estão sendo indicados para compor os grupos da transição. No entanto, é esperado que alguns dos futuros ministros já estejam participando das articulações. No total, são 31 núcleos temáticos compondo os trabalhos da transição.
Helena possui mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 2012) e graduação em Comunicação Social - Jornalismo (2009) pela mesma universidade. Associada à ULEPICC Brasil (União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura). Atua principalmente nos seguintes temas: Economia Política da Comunicação; políticas de comunicação; mudanças tecnológicas e sociedade; direitos humanos. Foi titular do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) na primeira gestão do órgão (2014-2016) e jornalista da Empresa Brasil de Comunicação (2012-2018).