Logo O POVO+
Morre Luiz Antônio Fleury Filho, ex- governador de São Paulo
Farol

Morre Luiz Antônio Fleury Filho, ex- governador de São Paulo

Ex-governador tinha 73 anos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FLEURY foi governador de SP entre entre 91 e 94 (Foto: Reprodução / vídeo)
Foto: Reprodução / vídeo FLEURY foi governador de SP entre entre 91 e 94

O ex-governador de São Paulo Luiz Antônio Fleury Filho, 73, que comandou o Estado entre os anos de 1991 e 1994, faleceu nesta terça-feira, 15, aos 73 anos de idade. A causa da morte não foi revelada, mas seu partido, o MDB, confirmou a informação nas redes sociais.

"Lamentamos a morte de Luiz Antônio Fleury Filho, que foi governador de São Paulo entre 1991 e 1994. Foi deputado, promotor de Justiça e professor. Filiado ao MDB-SP, ele era membro da Executiva Estadual. Nossas condolências a familiares e amigos", diz a nota assinada pelo presidente nacional da sigla, Baleia Rossi.

Promotor de Justiça, Fleury foi secretário de Segurança Pública do estado de São Paulo na gestão de Orestes Quércia e exerceu dois mandatos como deputado federal pelo PMDB. 

Um dos episódios que marcaram a gestão de Fleury a invasão na Casa de Detenção de São Paulo, conhecida como Carandiru, pela Polícia Militar, durante uma rebelião em 2 de outubro de 1992. Morreram 111 presos, e o episódio ficou conhecido como massacre do Carandiru.

O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), deu destaque para o fato de os dois serem da região de São José do Rio Preto, no interior paulista. "Da região de Rio Preto, assim como eu, sempre valorizou a força do interior". O ex-governador de São Paulo João Doria lamentou a morte de Fleury Filho. "Tivemos sempre uma relação respeitosa e republicana."

Ciro Gomes, governador do Ceará na mesma época em que ele comandava São Paulo, lembrou de uma cooperação entre os dois Estados. "No episódio do sequestro de Dom Aloísio Lorscheider, Fleury nos ajudou enviando uma equipe da polícia de SP especializada em libertação de reféns". (AE)

O que você achou desse conteúdo?