Logo O POVO+
Conselho de Jovens Leitores do O POVO encerra atividades de 2022
Farol

Conselho de Jovens Leitores do O POVO encerra atividades de 2022

Grupo se reuniu na sede da OAB-CE, onde concluiu a última formação do ano
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
REUNIÃO foi realizada na sede da OAB (Foto: Samuel Setubal/Especial para O Povo)
Foto: Samuel Setubal/Especial para O Povo REUNIÃO foi realizada na sede da OAB

O Conselho de Jovens Leitores (CJL) do O POVO encerrou suas atividades de 2022. O encontro final deste ano ocorreu ontem, dia 16, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Ceará. A reunião foi presidida pelo coordenador do Conselho, o jornalista Cliff Villar, que entregou certificados a cada um dos 20 representantes de diversos setores pela contribuição ao diálogo com a sociedade.

Para Cliff Villar, o ano de atividades se reflete na avaliação do aprendizado de ambas as partes. "É feito um trabalho muito forte aqui, em termos de formação política, com essas alianças sociais entendendo o que é participação no Conselho. Este é um lugar de diálogo", ressaltou.

A volta às reuniões presenciais em 2022 também foi considerada positiva pelo coordenador: "Despertou essa necessidade de que a gente tem de interação e, com a ampliação agora do Conselho, esses conselheiros que serão veteranos já estão mais adaptados ao que será um conselho mesmo".

Em 2023, o número de conselheiros vai dobrar. O mandato dos 20 atuais conselheiros será prorrogado. Além deles, chegarão 20 membros, totalizando 40 unidades representadas por jovens. "O Conselho de Leitores é um conselho de análise de conteúdo, enquanto o Conselho de Jovens Leitores é muito mais de diálogo social", explica Cliff analisando os dois grupos de representantes da sociedade que O POVO contempla.

Para Dudu Brígido, 21 anos, estudante de Administração, participar do Conselho é uma experiência enriquecedora que, além de permitir novos contatos, possibilita a expansão do conhecimento e troca de ideias. "Isso foi muito enriquecedor para mim, pessoal e profissionalmente", reflete o estudante. "Caí de paraquedas no conselho, mas foi algo para o qual olhei com muito com bons olhos desde o início, pela diversidade do grupo, com pessoas de entidades totalmente diferentes, com realidades totalmente diferentes umas dos outras", acrescentou ele, que é representante do Sindicado de Agências de Propaganda do Estado do Ceará (Sinapro).

O estudante Isaías Mateus Alves, de 18 anos, ex-correspondente O POVO e representante da Rede Cuca no Conselho de Jovens Leitores, a interação com outras entidades sociais juvenis também é uma parte gratificante da experiência do grupo. "Com a ajuda do Conselho, pude compartilhar minha voz com outras pessoas, aprender a formar uma opinião e ficar aberto para recebê-las também. Isso é o que o Conselho nos mostra", repassa.

A programação da reunião teve ainda uma visita guiada pelo prédio da OAB-CE. Os conselheiros foram recebidos pelo coordenador do Núcleo de Apoio, José Navarro, que representou o presidente da unidade, Erinaldo Dantas.

O que você achou desse conteúdo?