Logo O POVO+
Papa Francisco preside funeral
Farol

Papa Francisco preside funeral

A presença de um papa no funeral de seu predecessor não tem precedentes na história recente da Igreja.
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Esta fotografia de folheto tirada e divulgada pela Mídia do Vaticano em 5 de janeiro de 2023 mostra funcionários preparando o caixão do falecido Papa Emérito Bento XVI na Basílica de São Pedro no Vaticano. O Papa Francisco conduziu o funeral de seu predecessor Bento XVI na frente de dezenas de milhares de enlutados na Praça de São Pedro, um evento sem precedentes nos tempos modernos. Cardeais vestidos de escarlate, dignitários e milhares de padres e freiras de todo o mundo se reuniram para se despedir do teólogo alemão, que surpreendeu a Igreja Católica em 2013 ao se tornar o primeiro pontífice em seis séculos a renunciar.
 (Foto: VATICANO MEDIA / AFP)
Foto: VATICANO MEDIA / AFP Esta fotografia de folheto tirada e divulgada pela Mídia do Vaticano em 5 de janeiro de 2023 mostra funcionários preparando o caixão do falecido Papa Emérito Bento XVI na Basílica de São Pedro no Vaticano. O Papa Francisco conduziu o funeral de seu predecessor Bento XVI na frente de dezenas de milhares de enlutados na Praça de São Pedro, um evento sem precedentes nos tempos modernos. Cardeais vestidos de escarlate, dignitários e milhares de padres e freiras de todo o mundo se reuniram para se despedir do teólogo alemão, que surpreendeu a Igreja Católica em 2013 ao se tornar o primeiro pontífice em seis séculos a renunciar.

O papa Francisco se despediu 5) de seu antecessor Bento XVI, falecido no sábado, 31, aos 95 anos, em funeral solene realizado diante de milhares de fiéis e de personalidades do mundo todo reunidos na Praça de São Pedro. "Bento, que a tua alegria seja perfeita escutando definitivamente, e para sempre, a voz" do Senhor, pediu o papa durante a missa presidida em cadeira de rodas. No último adeus, Francisco destacou sua "sabedoria, delicadeza e entrega contínua nas mãos de seu Pai. Mãos de perdão e compaixão, de cura e misericórdia, mãos de unção e de bênção", pouco antes de o caixão ser transportado para o interior da Basílica de São Pedro para sepultamento.

O papa argentino falou diante do caixão de madeira, onde jaz o corpo de Joseph Ratzinger, com uma cópia dos Evangelhos em cima e colocado no átrio da Basílica. A presença de um papa no funeral de seu predecessor não tem precedentes na história recente da Igreja. (AFP)

O que você achou desse conteúdo?