Logo O POVO+
Otimistas, profetas projetam um bom inverno no Ceará em 2023
Farol

Otimistas, profetas projetam um bom inverno no Ceará em 2023

Expectativa é de que chuvas se intensifiquem mais a partir de março
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FORTALEZA, CEARÁ, 14-01-2023: 27º Encontro dos Profetas da Chuva, no campus do IFCE Quixadá. (Foto: Fernanda Barros/ O Povo) (Foto: FERNANDA BARROS)
Foto: FERNANDA BARROS FORTALEZA, CEARÁ, 14-01-2023: 27º Encontro dos Profetas da Chuva, no campus do IFCE Quixadá. (Foto: Fernanda Barros/ O Povo)

Homens e mulheres que traduzem os sinais da natureza, apreciando e observando elementos dela, se reuniram ontem, em Quixadá (a 163 km de Fortaleza), no 27° Encontro dos Profetas da Chuva. A maioria dos sábios presentes no evento compartilhou o mesmo prognóstico para 2023: Ceará vai ter um inverno bom, com chuvas mais intensas a partir de março, um mês após o início da quadra chuvosa.

O profeta Erasmo Barreira, de 75 anos, que carrega ainda o dom de ser poeta, faz suas previsões observando, dentre vários fenômenos, o movimento de formigas, cupins e plantas. Com um ramo de juazeiro nas mãos, sua experiência explica que os frutinhos ainda não desabrochados apontam boa quadra chuvosa."Eu tô animado e convicto de que vamos ter um grande inverno", pontua.

Já José Célio, ainda mais vivido, com 95 anos, sabe se a chuva vai chegar pelo som que a natureza emite. "Estamos confiando em um bom inverno (...) Vamos ter um super inverno", prevê, otimista e convicto.

Maria Genésia, 69, faz o prognóstico lendo e interpretando o que os astros têm a falar. Segundo ela, que também é rezadeira, "vai ter chuva boa" e em alguns lugares do Estado as precipitações serão mais intensas.

O prognóstico desses profetas e de grande parte dos cerca de 30 sábios presentes no encontro é de que haverá boas chuvas já em fevereiro. Cerca de três dos sábios presentes, contudo, não se mostraram tão otimistas com o que leram da natureza. Para eles, deve chover, mas em intensidade "média" ou baixa.

"A importância desse evento é valorizar nossos guardiões e guardiãs da cultura, e promover um encontro para que eles possam trocar experiências", ressaltou a secretária estadual da Cultura do Estado, Luiza Cela.

Ontem, ainda, foi inaugurado, nas dependências do Campus Quixadá do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), o "Jardim dos Profetas". O espaço é dedicado à memória dos sábios já falecidos e que dedicaram parte da vida contribuindo com suas leituras antecipadas sobre as quadras invernosas.

O encontro dos profetas da chuva é o evento que marca o início do ano cultural na região do Sertão Central do Ceará. Além de Quixadá, o encontro vem sendo realizado em outros municípios cearenses desde 2004. É o caso da cidade de Tejuçuoca, a 148,5 km de Fortaleza.

 

 

O que você achou desse conteúdo?