Após a aula do Curso Popular de Astronomia, o professor Thiago Henrique pergunta quem sabe o que é um sistema binário de estrelas. Miguel Gomes, 7, responde: "Quando duas estrelas orbitam juntas". Apesar da pouca idade, Miguel já apaixonado pelo universo, aproveitou atento para tirar dúvidas.
Esse é o objetivo do curso, realizado pelo Planetário Rubens de Azevedo, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, aproximar os conhecimentos de astronomia da população gratuitamente. As aulas serão realizadas aos sábados durante fevereiro e março.
O pai de Miguel, Walisson Gomes, 35, professor de Química, conta que soube do curso quando visitou o Planetário. "Viemos durante a semana e soubemos do curso, nos inscrevemos e a ideia é ficar vindo todos os sábados", planeja. O professor conta que ele e a esposa incentivam o interesse do filho. "Sempre que possível, incentivamos. Conhecimento sempre é bom".
O professor Thiago Henrique, do Dragão do Mar, diz que as aulas do curso serão ministradas aos sábados. "É uma parceria com a Funcap e o programa Cientista-Chefe para a gente dar ao público mais acesso à astronomia. Será todo sábado com duas turmas, às 14 e às 15 horas, de fevereiro até março", detalha.
A inscrição de cada semana fica disponível na quarta-feira. Ele relata que o público é diversificado, de crianças a idosos. "Não tem um público definido. É como o nome diz, um curso popular, para todos. A gente tenta mostrar a astronomia de forma mais simples porque é um conteúdo que as pessoas não têm tanta familiaridade", justifica.
Acesso gratuito mediante inscrição no site do Centro Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br) ou diretamente na página do Planetário Rubens de Azevedo (www.planetariorubensdeazevedo.com.br). As inscrições estão disponíveis sempre às quartas-feiras e são ofertadas 50 vagas.