Logo O POVO+
Carnaval 2023: o reencontro com a alegria
Farol

Carnaval 2023: o reencontro com a alegria

.
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Maracatu Solar se apresentou no Benfica (Foto: FÁBIO LIMA)
Foto: FÁBIO LIMA Maracatu Solar se apresentou no Benfica

FOLIA O Carnaval de 2023 não deixou saudade. Pelo contrário, ele a afastou para bem longe. Saudade é o que sentíamos antes de ocupar as ruas para foliar e festejar a vida. Por dois anos, a Covid-19 nos obrigou a conviver com o desejo do reencontro.

A espera parecia interminável. Era angustiante ficar longe das ruas e das pessoas no raiar dos dias de fevereiro. É o mês do glitter, da batucada, do axé, do mela-mela, do beijo na boca, do correr atrás do trio sem preocupação com a linha de chegada.

Quanta falta isso fazia. Quanto tempo tivemos de esperar pelo caminho da volta. O regresso da folia trouxe junto o prazer da alegria coletiva. No meio da multidão, brotam sentimentos que robustecem a alma. É como se a presença do outro fosse uma necessidade premente.

Diante de tudo que vivemos - ou deixamos de viver - em tempos carnavalescos de 2021 e 2022, cair na folia neste ano foi o mesmo que levantar o brilho da vida. O vazio da ausência encontrou refúgio na cheia dos corações mais exultantes. Gente aos montes multiplicando felicidade ao seu modo: dançando, cantando, se retorcendo, pulando… vale tudo na festa das pessoas. É nelas que está o sentido da existência do carnaval.

Foi nos dias de folia que a saudade deixou de nos acompanhar pela primeira vez desde que a pandemia inaugurou uma era de incertezas. Graças aos reencontros, trocamos a falta pelo afeto. A espera agora é por aquilo que está por vir e não pelo que o vírus nos impediu de viver. Que 2024 chegue logo.

O que você achou desse conteúdo?