Logo O POVO+
O POVO e FDR firmam parceria com Instituto Mirante
Farol

O POVO e FDR firmam parceria com Instituto Mirante

Os acordos de cooperação foram assinados na quinta-feira, 23, e formaliza aproximação entre as instituições nas áreas de comunicação e educação
Edição Impressa
Tipo Notícia
SILAS de Paula, Luciana Dummar e Tiago Santana (Foto: FERNANDA BARROS)
Foto: FERNANDA BARROS SILAS de Paula, Luciana Dummar e Tiago Santana

Unidos por bandeiras em comum, como a valorização da cultura e do reconhecimento do papel transformador da educação, O POVO e a Fundação Demócrito Rocha assinaram termos de parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte. A assinatura, ocorrida nessa quinta-feira, 23, formaliza a aproximação entre as instituições.

Estiveram presentes na cerimônia, realizada na Presidência do O POVO, Luciana Dummar, presidente institucional e publisher do Grupo de Comunicação O POVO e presidente da FDR; Cliff Villar, diretor corporativo do O POVO; Tiago Santana, presidente do Instituto Mirante; Silas de Paula, diretor do Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE); e Zoraia Nunes, diretora-adjunta do MIS.

O Instituto Mirante é uma organização social sem fins lucrativos destinada à gestão e à execução de atividades de equipamentos públicos culturais do Ceará. Os acordos de cooperação técnica, acadêmica e cultural objetivam reunir esforços para a implementação de parcerias e atividades para a produção e a veiculação de conteúdos em comum. Com O POVO, visam ao desenvolvimento de projetos de comunicação.

Um exemplo é a preparação de 95 documentários a serem gravados no MIS para celebrar as nove décadas e meia de funcionamento do O POVO, completados em janeiro de 2023. Esse grande acervo audiovisual será produzido e disponibilizado para a sociedade.

Para Cliff Villar, essa é a formalização de uma parceria que já existe de forma espontânea. No entanto, é importante realizar esse movimento para que haja projetos com mais profundidade, além de transformar parcerias mais sustentáveis para poder firmar outros termos de cooperação. “Essa é a construção de um caminho que é espontâneo, natural e que tem tudo a ver com o propósito do O POVO, que é poder estar junto com as instituições e as entidades. E, assim, preservar e refletir o Ceará”, destaca.

Com a Fundação Demócrito Rocha (FDR), o acordo mira a execução de projetos de educação. Silas de Paula entende a colaboração como uma forma de pensar em conjunto a arte no Estado. “Com essa parceria, há a ideia de trabalhar não apenas o pensamento da cultura, mas dar visibilidade aos nossos processos e projetos. Nesse aspecto, o jornal é uma catapulta para discussão crítica e reflexão e, junto com o MIS, pensar a arte e a cultura no Ceará”, ressalta o diretor do MIS.

Tiago Santana destaca que o novo MIS, inaugurado em 2022 dentro do Complexo Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque, é um espaço fundamental para a memória passada e para a memória que vamos construir do Ceará. “O POVO, nesses 95 anos, tem uma memória muito cara para o Ceará. Então, para além do jornal, essa parceria é importante porque a memória do O POVO é também a memória do cearense. O MIS não poderia ficar de fora deste momento e de juntar esforços na tentativa de cuidar dessa memória para construir esse futuro”, analisa o fotógrafo.

O que você achou desse conteúdo?