Responsável por recrutar alunos de todo o mundo para a Lincoln Academy, uma escola privada de Newcastle (EUA), o executivo Lu-Shien Tan incluiu Sobral e Fortaleza entre os mais de 20 destinos que percorre anualmente na busca de novos talentos e modelos de educação.
No Ceará, ele foi ciceroneado pela Hola Educação Internacional e contou, em entrevista ao O POVO, que a fama dos estudantes cearenses nas principais seleções de centros educacionais pelo Brasil foi o motivo de desembarcar aqui. Confira esses dois dedos de prosa sobre a educação pelo mundo a seguir.
O POVO - Como iniciou a carreira em Educação? Como essa trajetória o levou aos EUA?
Lu-Shien Tan - O meu background é na verdade business, vendas e marketing. Eu tenho um diploma duplo em estatística e marketing. Mudei da Singapura para viver nos EUA em 2000, quando me casei com uma Cidadã Americana que conheci durante os 4 anos de faculdade no Texas. Somando os 4 anos de graduação já são 23 anos vivendo nos EUA. Comecei minha carreira em educação durante a recessão dos anos 2008 mais ou menos, quando finalmente consegui migrar do mundo corporativo para Educação Internacional. Passei a usar minhas habilidades de vendas, gestão e toda minha experiencia do mundo corporativo na seleção e recrutamento de alunos mundo afora, depois de 3 anos passei a ser diretor de admissões da Lincoln Academy.
OP - Como é o trabalho de conhecer experiências em educação pelo mundo e o que tem observado de tendência?
Lu-Shien Tan - Eu tenho percebido dois tipos básicos de educação. A maioria dos países do mundo se baseiam em exames de nível super elevado para determinar o caminho educacional e o quão bom ou ruim é esse ou aquele aluno. A maior parte do tempo e energia dos estudantes é usada para memorizar conteúdos e também treinos incansáveis para passar uma prova. Parece haver uma tendência global de fazer o que for preciso para se tornar mais competitivo globalmente e diferenciar seu Curriculum Vitae de alguma forma.
OP - Sobre o mercado cearense, o que chamou atenção? Já conhecia antes de vir?
Lu-Shien Tan - Esta é a primeira vez em Fortaleza e Sobral, no Ceará. Anteriormente, visitei Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Santos, Sorocaba, Avaré, Campinas, Rio de Janeiro, Brasília e São Luís. Passei a maior parte do tempo em São Paulo e São Luís. Há vários anos sei que as famílias dos estados nordestinos e especialmente o Ceará têm investido pesadamente na educação de seus filhos e têm buscado ativamente uma entrada nesses círculos de elite da educação para eles, não só de reconhecimento nacional, como também internacionalmente. Observo de perto sociedades que investem pesadamente na educação de seus filhos e o Ceará me chamou atenção por isso.
OP - Há de se comparar a realidade do Ceará com outra parte do mundo? Que expectativas o potencial local desenha para o futuro e quais dificuldades enxerga que precisam ser superadas?
Lu-Shien Tan - Tenho o prazer de observar que os centros FISK Language são eficazes em aumentar a fluência em inglês entre aqueles que podem e desejam utilizá-los. Além disso, diferentemente de outros estados brasileiros que possuem mais alunos em escolas públicas do que particulares; os alunos cearenses parecem estar mais bem preparados academicamente. Acho que existem alguns desafios que os alunos cearenses vão enfrentar ao ir para um internato nos Estados Unidos.
A maioria dos internatos são sistemas baseados em desempenho/mérito. Os alunos que cresceram nesse sistema de memorizar e estudar para “bater” um exame podem sofrer um pouco ao serem desafiados a pensar e resolver problemas da vida real com foco não apenas no resultado de um exame específico mas no desenvolvimento desse estudante como ser humano, como um todo, pensando em todas as nuances que a vida real lhe apresentará.
OP - Dos alunos que participam do intercâmbio, quais oportunidades se abrem e como ajudá-los numa jornada de conhecimento internacional?
Lu-Shien Tan - A mudança mais óbvia é que todos os nossos alunos internacionais descobrem mais opções e oportunidades quando vêm para o nosso programa. Eles são capazes de alinhar suas habilidades, interesses e oportunidades de maneiras práticas que não poderiam alcançar em seu ambiente de origem. Isso geralmente se torna em ofertas de universidades ou estágios de maior prestígio. Temos conselheiros acadêmicos que ajudam a planejar todos os estudos acadêmicos de nossos alunos, especialmente para os estudantes internacionais que almejam entrar em uma Universidade Americana para fazer a graduação de 4 anos por lá.