Logo O POVO+
Demócrito Rocha e EDR são homenageados na Alece
Farol

Demócrito Rocha e EDR são homenageados na Alece

A sessão solene aconteceu na noite de sexta-feira, 14 de abril, data de aniversário do fundador do O POVO
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Regina Ribeiro, Luciano Dídimo com a mãe Maria Evendina, Guilherme Sampaio (PT), 
Albanisa Dummar, Jaqueline Costa e Amaurício Cortez (Foto: João Filho Tavares)
Foto: João Filho Tavares Regina Ribeiro, Luciano Dídimo com a mãe Maria Evendina, Guilherme Sampaio (PT), Albanisa Dummar, Jaqueline Costa e Amaurício Cortez

Na noite de sexta-feira, 14 de abril, políticos, jornalistas e convidados se uniram para homenagear Demócrito Rocha em sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), celebrando os 135 anos de nascimento do fundador do jornal O POVO e 35 anos das Edições Demócrito Rocha.

Nascido em Caravelas (BA), em 14 de abril de 1888, Demócrito veio para Fortaleza já adulto e se tornou parte da história do Ceará ao fundar o jornal mais antigo do Estado ainda em circulação. "Não há como contar a história do Ceará, da sua segunda a quarta década do século XX, sem se deparar com a figura de Demócrito Rocha", afirma Raymundo Netto, gerente editorial e de projetos da Fundação Demócrito Rocha.

"É um grande privilégio em nome da Assembleia Legislativa e em nome do povo cearense reverenciar a memória de um dos maiores personagens da história do nosso Estado no campo da imprensa, da política e das artes. O Demócrito tinha uma personalidade idealista, era um combatente, foi político também e é um ícone do jornalismo no estado do Ceará", declara o deputado estadual Guilherme Sampaio (PT), responsável pelo requerimento da solenidade. "Essa homenagem ganha mais relevo ao mesmo tempo em que a gente celebra os trinta e cinco anos da Edições Demócrito Rocha, que hoje é um patrimônio inestimável da cultura cearense", ressalta.

Figuras importantes na história das Edições foram homenageadas no evento: Albanisa Dummar, José Raymundo Costa, Horácio Dídimo, Regina Ribeiro, Amaurício Cortez e Luciana Dummar. "Sinto-me muito feliz de estar nessa solenidade como homenageada e representando todos os homenageados, pois minha vida como a de muitos outros foi significada em torno de princípios e ideais de valorização da cultura e conquistas pelo direito à democracia e à paz. Toda a minha formação eu devo ao grupo O POVO", declarou Albanisa na solenidade.

Durante a noite, ainda ocorreu o lançamento do livro "Notas do Dia", que reúne crônicas escritas e publicadas por Demócrito entre 1928 a 1940, e que está disponível para compra na livraria virtual da EDR (livrariaedr.org.br).

O que você achou desse conteúdo?