Da bancada de 13 deputados do PDT na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), apenas quatro estiveram na convenção que oficializou Roberto Cláudio à frente do diretório municipal da legenda em Fortaleza.
Três desses nomes têm estado muito alinhados com o ex-prefeito e seu sucessor no cargo, José Sarto (PDT): Queiroz Filho, Cláudio Pinho e Antônio Henrique.
Além deles, também participou do encontro pedetista a deputada Lia Gomes, que, diferentemente dos colegas, vem atuando na Alece de maneira mais colaborativa com o governo de Elmano de Freitas (PT).
No Legislativo, a deputada é mais receptiva, por exemplo, à agenda governista, a exemplo da reforma administrativa.
Queiroz, Pinho e Antônio Henrique, porém, fazem oposição mais cerrada a Elmano, como no caso da pauta de aumento do ICMS e também na medida que reduziu incentivos fiscais do setor industrial - e da qual o governador acabou recuando depois, em meio a críticas de adversários e pressão do segmento empresarial.
Lia foi ainda a única Ferreira Gomes, sem contar Ciro Gomes, que compareceu ao ato da convenção. Cid Gomes, senador e ex-governador, não participou da reunião, que contou com mobilização mais intensa de vereadores do PDT de Fortaleza, mais próximos de RC e de Sarto. (Henrique Araújo)