Logo O POVO+
Saúde da gestante: desinformação pode aumentar ansiedades
Farol

Saúde da gestante: desinformação pode aumentar ansiedades

Edição Impressa
Tipo Notícia

A gestação é um período que promove transformações nos mais diferentes aspectos da vida. A psicóloga Ana Crys Lopes explica que já é esperado algum nível de ansiedade durante o período. No entanto, as informações falsas ou contraditórias podem aumentar a aflição das gestantes.

"A desinformação vai gerando fantasias para as gestantes, e isso vai tornando o processo muito mais desafiador. Elas ficam na expectativa de algo que muitas vezes não é o real", afirma a psicóloga. Por isso, Crys Lopes acredita que o pré-natal também precisa ser um momento de "educação e descoberta".

"Nós, enquanto profissionais de saúde, temos que disponibilizar essas informações, alinhar com ela essas expectativas em relação ao parto, ao pós-parto, e desmistificar um pouco a ideia de perfeição, da romantização que é criada em torno da gestação e do parto", diz Crys.

Já os amigos e a família precisam apoiar e acolher a mulher neste momento de ansiedade aflorada. "Precisam permitir que essa mulher possa verbalizar, relatar seus sentimentos e angústias", explica. A rede de apoio é essencial para uma gravidez mais positiva. "A gente está falando de alguém que sempre cuida, e quem sempre cuida em algum momento precisa ser cuidado", diz a psicóloga.

O que você achou desse conteúdo?