Logo O POVO+
Chef cearense e colunista do O POVO, Fernando Barroso morre nesta terça-feira
Farol

Chef cearense e colunista do O POVO, Fernando Barroso morre nesta terça-feira

Fernando Barroso era chef e colunista do Vida&Arte e teve a morte confirmada nesta terça-feira, 18 de julho
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Chef Fernando Barroso era colunista da rádio Nova Brasil e do O POVO, escrevendo às sextas no caderno Comes & Bebes (Foto: BARBARA MOIRA)
Foto: BARBARA MOIRA Chef Fernando Barroso era colunista da rádio Nova Brasil e do O POVO, escrevendo às sextas no caderno Comes & Bebes

Fernando Barroso Botelho, chef e colunista do Vida&Arte, morreu nesta terça-feira, 18 de julho. Barroso, conforme familiar em contato com O POVO, enfrentava doença há alguns anos. Contudo, a causa da morte do chef não foi divulgada pela família. O velório será realizado na Funerária Ethernus, na rua Padre Valdevino, no bairro Aldeota, em Fortaleza, em horário não confirmado até o fechamento da edição. 

Com formação acadêmica em Economia e Engenharia Industrial, foi no ano 2000 que o cearense decidiu seguir a paixão pela Gastronomia e fundou o restaurante Alimenta Bistrô, localizado no bairro Aldeota, em Fortaleza. Durante os sete anos em que o estabelecimento funcionou, Fernando arrebatou, por três anos consecutivos, os prêmios de Melhor Chef, Melhor Restaurante e Melhor Cozinha Contemporânea de Fortaleza, concedidos pela Revista Veja.

“Nós nos conhecemos no início do ano 2000, quando tínhamos dois restaurantes ícones em Fortaleza, eu tinha Kingyo Restaurant e ele o Alimenta Bistrô. Logo então nos aproximamos e, a partir daí, começamos a participar de confrarias juntos, trocar ideias com outros chefs… Acabamos criando uma uma amizade sólida”, relembra o chef Élcio Nagano.

Além da coluna no caderno Vida&Arte, Fernando participou por 18 meses do programa "Viva Fortaleza" na TV O POVO, comentando fatos da gastronomia, e comandou por um ano o "Aprenda com o Chef", também na grade da TV O POVO. Ele também foi idealizador do projeto multimídia "Ceará à Mesa", com conteúdos que ainda podem ser acessados no Youtube.

Também colunista do Vida&Arte, o professor de Gastronomia e especialista na culinária oriental Élcio Nagano afirma que a parceria entre os cozinheiros ultrapassou o ambiente profissional e perdurou por anos. “Nós viramos grandes amigos, estávamos sempre em contato. Acompanhei de perto a trajetória dele”, conta.

Na rádio Nova Brasil, Fernando Barroso também mantinha uma coluna de gastronomia, que era atualizada com informações e dicas do mercado gastronômico. O quadro era dividido com o jornalista André Silvestre.

Com uma carreira de quase dez anos no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), de Brasília, Fernando era um grande conhecedor dos insumos do Ceará, e tido como principal nome quando o assunto era a gastronomia do Estado.

“Ele era um pesquisador nato, sempre teve essa veia de explorador na nossa profissão. Ele conversava com os produtores, fabricantes… E estava sempre em busca de ampliar os conhecimentos sobre os produtos que temos no Ceará. Fernando pensava em como oferecer o melhor para a gastronomia da região”, detalha Bernard Twardy.

Chef corporativo do Beach Park, Bernard recorda o começo da amizade com Fernando, iniciada em 1987, quando ele era fornecedor de insumos para o restaurante Via Paris, na Capital. “Ele era um pioneiro no conhecimento dos produtos alimentícios, eu me tornei um cliente fiel dele e continuei por muitos anos como seu cliente e amigo.”.

A dupla de chefs construiu uma sólida relação profissional, realizando entre os anos de 2010 e 2012 projetos de restaurantes em Fortaleza, Aquiraz e São Luiz.

Pioneiro, observador e visionário, Fernando Barroso, além de chef e pesquisador, também prestava consultorias gastronômicas. Juntamente com seus amigos pessoais e parceiros na cozinha, Élcio Nagano e Bernard Twardy, encabeçaram uma pesquisa inédita de insumos cearenses, com foco na constituição de cultura do setor gastronômico no Estado, nomeado “Ceará à Mesa”, projeto que vai virar um livro. (colaborou Flávia Marques)


O que você achou desse conteúdo?